13/05/2020 as 09:55

ODONTOLOGIA

TB entrevista Maria Luisa Souto

Atualmente ela atende em seu consultório no Centro Médico Jardins e leciona na Faculdade Ages.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A nossa entrevistada dessa semana é Maria Luisa Souto, formada em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em Periodontia e Implantodontia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Periodontia também pela icônica USP. Atualmente ela atende em seu consultório no Centro Médico Jardins e leciona na Faculdade Ages.

Dra. Maria Luisa também esclarece dúvidas e dá dicas em seu perfil profissional no Instagram: @dramarialuisasouto para um cuidado maior com a saúde bucal desde a infância até a idade adulta. Estudiosa e bastante preparada, a doutora Maria Luisa Souto retornou à sua terra depois de muitos anos de dedicação e aprimoramento na profissão que abraçou. Vamos ao bate papo!

TB - Você é especialista em Periodontia. No que consiste essa especialidade?
Maria Luisa Souto - Peri = em volta de; Odonto = dente. Ou seja, na Periodontia nós cuidamos dos tecidos ao redor dos dentes: gengiva e osso. Gosto de fazer a analogia com o termo “periferia” que é tudo aquilo que circunda uma cidade. Sendo assim, “Periodontia” consiste nos tecidos que circundam nosso dente. Dentre os tratamentos realizados estão: raspagem de cálculo (“tártaro) e profilaxia (“limpeza”); gengivite (sangramento da gengiva); periodontite (evolução da gengivite; quando o dente começa a perder osso que o sustenta); retrações gengivais (migração da gengiva expondo parte da raiz do dente que pode causar hipersensibilidade dentinária); correção do sorriso gengival (quando o dente do paciente é pequeno expondo excessivamente a gengiva).

TB - Como o paciente sabe que está com problema periodontal?
MLS - O principal sinal clínico de algo está errado é a presença de sangramento gengival. Se ao escovar, utilizar fio-dental ou até se houver sangramento espontâneo, significa que há uma inflamação na sua gengiva (gengivite). Não é normal gengiva sangrar. Não podemos ter nenhuma parte do nosso corpo com inflamação constante e isso não é diferente na nossa boca. Além disso, a gengivite não tratada pode avançar para perda óssea e, consequentemente, perda dentária.

TB - Muita gente perde alguns dentes pelo medo de ir ao dentista. Qual o seu conselho?
MLS - O melhor remédio é sempre a prevenção. Se a pessoa tem medo de ir ao dentista e não a doença que possui, as chances de perda dentária aumentam bastante. O tratamento preventivo é sempre mais simples do que o reparador de danos já instalados. A Odontologia evoluiu bastante nos últimos anos e hoje os tratamentos são indolores, mais modernos e eficazes.

TB - Sobre a implantodontia que também você é especialista, quais os maiores avanços?
MLS - A Implantodontia é a especialidade na qual substituímos um dente perdido através do implante dentário. O paciente deve procurar um especialista quando perdeu dentes e deseja reparar essa condição sem a necessidade de próteses removíveis. Essa é uma das áreas que mais avançou e hoje podemos realizar procedimentos muito mais rápidos, sem cortes e indolores, devido ao planejamento virtual.

TB - Com qual frequência deve-se visitar o dentista?
MLS - Há uma crença de que devemos ir ao dentista anualmente, no entanto, a frequência de visita é individual pois cada pessoa possui uma necessidade específica. Pacientes que, por exemplo, possuem dificuldade em higienizar seus dentes (acumulando tártaro), apresentam sangramento gengival ou que possuem perda óssea, devem ir ao dentista em intervalos menores. O tempo entre as consultas é definido pelo dentista, juntamente com seu paciente, e ela pode ser mensal ou até semestralmente. É importante ressaltar que, através das consultas de rotina, prevenimos o aparecimento de diversas doenças bucais, o que é mais barato e simples do que realizar os tratamentos reparadores para doenças já instaladas.