31/12/2020 as 06:55

TB ENTREVISTA

Dra. Ingrid Puig fala sobre balão intragástrico em entrevista

Saiba mais sobre o procedimento na entrevista a seguir com a médica que é especialista em endoscopia digestiva de adultos e de crianças pelo Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Geral Roberto Santos na Bahia

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Colocar um balão intragástrico é um tratamento eficiente para a redução de peso. Mas você sabe exatamente o que é um balão intragástrico? Como ele funciona no estômago e como é colocado lá dentro? Com o início do ano batendo a porta, muitas pessoas buscam o peso ideal e emagrecer é uma das metas, mas emagrecer deve ser sempre de forma saudável e pensando a longo prazo. De acordo com a médica endoscopista, Dra. Ingrid Puig, o balão intragástrico ajuda a atingir bons resultados e mudar os seus hábitos alimentares. Ele é recomendável para pessoas que tenham IMC acima de 27 (sobrepeso). Saiba mais sobre o procedimento na entrevista a seguir com a médica que é especialista em endoscopia digestiva de adultos e de crianças pelo Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Geral Roberto Santos na Bahia.

THAÍS BEZERRA - O que é o balão intragástrico?
Ingrid Puig - É um dispositivo que apresenta forma de bola e que é colocado no estômago através da endoscopia para auxiliar no tratamento do sobrepeso e da obesidade. Esse balão é feito de silicone, é preenchido com solução salina (400 a 700ml) com a função de diminuir o volume interno do estômago.

TB - Como é a colocação e a retirada do balão intragástrico?
IP - A colocação e a retirada do balão intragástrico ocorre através da realização de um procedimento endoscópico onde o paciente será anestesiado por um médico anestesista. Durante a colocação o balão é preenchido dentro do estômago sendo visualizado através da endoscopia. Na retirada o paciente estará entubado, o médico endoscopista esvaziará o balão com uma agulha e com um cateter e em seguida o retirará com uma pinça, sem necessidade de cirurgia, será por endoscopia. O procedimento é considerado seguro e de baixo risco, sendo realizado em ambiente hospitalar ou em Day Hospital, sem necessidade de internação. É um procedimento transitório, o paciente utilizará o balão por um período de 6 a 12 meses.

TB - Qual a perda de peso esperada com o balão intragástrico?
IP - A média de perda de peso é entre 15-20% do peso inicial. A maior eficácia do tratamento é alcançada quando o paciente realiza o acompanhamento multidisciplinar com consultas frequentes com o médico endoscopista, com o nutricionista, com diminuição da ingesta alimentar. O balão terá uma ação mecânica, ele ocupará em média 60% do reservatório gástrico. O balão possui ainda uma ação hormonal, pois através do estímulo gástrico há uma diminuição nos níveis de Grelina (hormônio da fome), o paciente perceberá uma diminuição na sensação de fome. Além desses dois mecanismos, o balão gástrico causa uma distensão na parede do estômago, dessa forma ele estimula o nervo vago e este diminui o esvaziamento gástrico, assim o paciente se sentirá saciado e sem fome por mais tempo.

TB - Para quem está indicado o balão?
IP - O balão é indicado para pacientes com IMC a partir de 27kg/m2. Ele pode ser utilizado em paciente obeso que não tem indicação para realizar cirurgia bariátrica, em super obesos como ponte para cirurgia bariátrica e por aqueles pacientes que não querem ser operados ou que possuem alto risco para cirurgia bariátrica. O balão é uma alternativa para aqueles pacientes que tentaram dietas e medicações para redução de peso, porém não tiveram sucesso. Pacientes com infertilidade por conta de obesidade podem se beneficiar do tratamento com balão intragástrico.

TB - Após a retirada do balão poderá haver recuperação do peso perdido?
IP - Sim. O tratamento com o balão intragástrico deve ser visto como um tratamento complementar, durante o período que o paciente estiver com o balão ele deverá adquirir novos hábitos e realizar mudanças no estilo de vida com tratamento contínuo com a equipe multidisciplinar. A implementação da atividade física e da reeducação alimentar na rotina será fundamental para que o paciente possa manter o peso após a retirada do balão. Além disso, a mudança da relação com a comida ajuda no emagrecimento e na manutenção da perda de peso, o acompanhamento com psicólogo tem como objetivo trabalhar os comportamentos que contribuíram com o ganho de peso e auxiliar na mudança de hábitos e no desenvolvimento de habilidades para manter o peso. Assim o paciente que deseja realizar a colocação do balão intragástrico tem que ter como objetivo principal a mudança do estilo de vida através da reeducação alimentar, da implementação de novos hábitos comportamentais e da realização de atividade física com uma equipe multidisciplinar para que ele possa ter um emagrecimento eficaz e uma manutenção de peso a longo prazo.

|Foto: Issac Dourado Jr.