19/03/2022 as 11:18

ENTREVISTA

TB Entrevista Dr. Bruno Campelo Leal

Dr. Bruno é ainda Educador Financeiro e sócio da Turbine Educação e Finanças. E um Triatleta amador desde 2012. Consegue administrar seu tempo entre todas as funções e cuidar com competência

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nosso entrevistado é Bruno Campelo Leal, Doutor em oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP. É especialista em doenças da retina e do vítreo no IOCM. Membro titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Também Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Academia Americana de Oftalmologia.

Dr. Bruno é ainda Educador Financeiro e sócio da Turbine Educação e Finanças. E um Triatleta amador desde 2012. Consegue administrar seu tempo entre todas as funções e cuidar com competência e atenção de seus pacientes oftalmológicos. Vamos falar da importância dos cuidados com a visão. E TB parabeniza o renomado oftalmologista que faz aniversário nesta quinta-feira, 17 de março, junto com a nossa capital Aracaju.

THAÏS BEZERRA - Com que frequência se deve fazer exame médico oftalmológico?
BRUNO CAMPELO - O exame oftalmológico deve ser feito logo após o nascimento , no conhecido “teste do olhinho” e em seguida a criança deve ser avaliada com um ano de vida. Se tudo bem, uma nova avaliação será feita em idade pre alfabetização (por volta dos 5 aos 7 anos de idade). Depois disso e até por volta dos 35 anos o exame oftalmológico acontecerá em função de alguma queixa visual ou em check up a cada 2 anos preferencialmente. Após os 40 anos essa necessidade se torna anual por conta da presbiopia (“vista cansada”) e da prevalência de outras doenças a partir desta faixa etária (como glaucoma , por exemplo). TB - Quais as maiores reclamações em consultório? BC - As maiores queixas seguem sendo as refracionais, ou seja , a troca dos óculos para correção de graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Em seguida a catarata, o glaucoma, retinopatia diabética e a degeneração de mácula são as doenças que mais aparecem no consultório Oftalmológico .

TB - Quais são os sintomas da doença de retina e vítreo, sua especialidade?
BC - Alterações da retina e do vítreo envolvem uma gama de sintomas, desde os mais simples e comuns como as “moscas volantes”(manchas flutuantes na visão) até queixas mais severas como perda da visão central (buraco macular, degenerações da macula, edema macular diabético) ou até perda total ou parcial do campo de visão como no descolamento da retina ou nas oclusões vasculares. É preciso estar atento e procurar o especialista imediatamente em qualquer mudança no comportamento visual, sobretudo nos que envolvem baixa severa da visão.

TB - Existem contraindicações para o uso de lentes de contato?
BC - Sim, cada caso deve ser tratado individualmente. Pacientes com baixa contagem de células endoteliais (células da córnea), pacientes com conjuntivite alérgica severa ou olho seco grave são exemplos de contraindicações relativas ou absolutas ao uso de lentes de contato.

TB - A partir de que idade a vista começa a “ficar cansada” e qual exame deve ser feito?
BC - A clássica “vista cansada” ou presbiopia se inicia próximo aos 40 anos de idade , nos tirando a capacidade de enxergar bem de perto. No entanto, com o aumento da demanda por computadores e celulares , a fadiga visual pode se dar mais cedo e um oftalmologista deve ser procurado em caso de Irritação ocular, dores de cabeça, fadiga ou sonolência com uso exacerbado desses recursos digitais.

TB - Como ainda estamos vivendo o medo da pandemia, Covid pega nos olhos?
BC - A Covid pode se manifestar nos olhos de diversas formas, desde sintomas de conjuntivites virais comuns (irritação, olho vermelho, secreção e coceira) até casos mais graves de alterações da retina. Caso haja sintoma visual durante ou depois da COVID, procure o seu oftalmologista.

TB - Para finalizar, gostaria de pedir uma mensagem sua.
BC - Em minha opinião suspeita (rsrs), nenhum sentido é mais precioso que o da visão. Na infância, é através dela que absorvemos mais de 80% dos estimulos a nossa volta e que ficarão conosco como aprendizado pelo resto da vida. É através dela que sentiremos as melhores emoções que a beleza das coisas e dos lugares um dia poderão nos proporcionar. É através dela que vemos quem mais amamos. Cuide bem da sua visão!