24/10/2022 as 12:12

ENTREVISTA

TB entrevista Carlos Elpidio Prado

Como o conheço bem, ele vai dedicar-se ainda mais para viabilizar melhorias para este mercado afim de impulsionar o empreendedorismo, tanto em Sergipe quanto no Brasil.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O nosso entrevistado de hoje é o empreendedor Carlos Elpidio Prado, publicitário, com sua vida voltada à tecnologia e ao design desde a juventude. Dedicou mais de 20 anos ao nosso Jornal da Cidade e nos deixou para empreender no ramo de Escritórios Compartilhados, que se popularizou na pandemia como Coworkings. Neste segmento há 5 anos, sua dedicação a este ecossistema lhe rendeu um convite para assumir a diretoria nacional de marketing da Ancev – Associação Nacional de Coworking e Escritório Virtual, juntamente com uma indicação para a Câmara de Serviços da Fecomércio/ SE. Como o conheço bem, ele vai dedicar-se ainda mais para viabilizar melhorias para este mercado afim de impulsionar o empreendedorismo, tanto em Sergipe quanto no Brasil. Vamos ao bate papo.

THAÏS BEZERRA - Estou sabendo que você vai apresentar uma grande novidade para os sergipanos no ramo de Coworking, após passar mais de 20 anos no Jornal da Cidade. O que vem por aí?
Carlos Elpídio - Então Thaïs, logo após sair do Jornal da Cidade entrei nesse ramo incrível dos Escritórios Compartilhados, popularmente conhecidos apenas como Coworkings. É um tipo de negócio que busca soluções viáveis para os empresários, especialmente em termos de custo-benefício operacionais. E após 5 anos com a Job Connect - Coworking e Escritório Virtual, agora estamos em um processo de fusão com outra empresa do mesmo segmento – a Spazio Valore, localizada no Inácio Barbosa. Estamos confiantes em um resultado bastante promissor para os nossos clientes e parceiros, pois estaremos viabilizando uma estrutura maior e mais moderna a partir de agora. O principal objetivo é exatamente esse: somar nossa experiência e aplicar em um ambiente completo em prol dos nossos clientes!

TB - O que é um coworking e como funciona?
CE - O serviço disponibilizado como Coworking é uma das vertentes dos escritórios compartilhados, cujos usuários dividem o mesmo ambiente físico para execução das suas atividades laborais. Ou seja, é um ambiente de trabalho compartilhado, onde as pessoas, que podem ser de diversas áreas de atuação, trabalham e partilham suas ideias, serviços e desfrutam diariamente a oportunidade de fazer network para sua vida pessoal e profissional. Além disso, o usuário (chamado de coworker) encontra toda a infraestrutura pronta para uso por um custo significativamente reduzido quando comparado a escritórios convencionais. No escritório compartilhado itens como água, energia, telefone, internet, secretária e serviços de limpeza e copa já estão incluídos no pacote contratado.

TB - Para quem é indicado o coworking?
CE - Para todos! Independente se o coworker é pessoa física ou jurídica, se é um freelancer ou um estagiário – todos podem desfrutar dos nossos benefícios. É super prático, com quase nenhuma burocracia. O usuário só precisa apresentar os documentos para o contrato e escolher o seu pacote de serviços. A partir daí já começa a desfrutar do ambiente na mesma hora. Então se você precisa de um ambiente descontraído, confortável, bem estruturado e flexível, é só nos procurar que estamos prontos para recebê-lo. Inclusive agora disponibilizamos uma estrutura autônoma e que funciona com horário estendido e mais flexível. Somos os primeiros do segmento a oferecer esse benefício em Aracaju. Com esse e outros benefícios acreditamos que podemos contribuir substancialmente com o mercado econômico da nossa cidade.

TB - E a fusão dessas duas grandes empresas no ramo de coworking como aconteceu?
CE - Estamos em constante busca da evolução, sempre atentos e preocupados com as necessidades dos nossos clientes, afinal eles são a motivação do nosso trabalho. Por esta razão estamos sempre estudando sobre o nosso mercado, tanto internamente como externamente, acompanhando os acontecimentos pelo mundo. Há alguns meses já vinhamos conversando com nossos novos sócios sobre pontos nos quais poderíamos somar para crescer, debatendo visões de negócio e estratégias. E então surgiu a ideia de somarmos também em termos de espaço físico. Apesar de mais nova, a Spazio tem uma estrutura maior e melhor equipada, então resolvemos encerrar as atividades como Job Connect e agregar valor como Spazio Valore.

TB - Quais os serviços que um Escritório Compartilhado oferece?
CE - Então, como citei acima, o Coworking é um dos serviços mais conhecidos oferecido pelo Escritório Compartilhado. Além de ambientes climatizados ou não, salas com maior ou menor número de estações de trabalho, salas de reunião e salas executivas para que você possa atender da melhor forma os seus clientes, oferecemos também outro serviço bastante procurado, que o Escritório Virtual. Neste caso, o cliente pode contratar apenas o uso do domicílio fiscal e gestão de correspondência, podendo utilizar a estrutura física apenas se houver e quando houver necessidade, pagando apenas por demanda. Esse serviço de escritório virtual tem sido de grande valia principalmente para os empresários que estão iniciando o seu negócio, pois possibilita ao mesmo o endereço devidamente regularizado perante os órgãos fiscalizadores para hospedar seu CNPJ, com o custo superacessível, inclusive para MEIs. Ou ainda, para àqueles que desejam enxugar seus custos de estrutura física e oferecer aos seus funcionários um modelo híbrido de trabalho e podendo ser próximo de suas residências.

TB - Na sua opinião quais as maiores vantagens de um coworking?
CE - Modéstia a parte, é difícil encontrar desvantagens em colocar o seu negócio em um ambiente compartilhado. O primeiro fator que o cidadão leva em conta na hora de abrir o seu negócio já é uma grande vantagem: o custo altamente reduzido. Estudos mostram que em um ambiente compartilhado gera cerca de 70% de economia com os custos fixos da empresa. E vamos só acrescentando: ambiente sempre limpo e pronto para uso; não existe a preocupação com a manutenção da estrutura (serviços como manutenção de ar-condicionado, uma lâmpada que queima, ou coisas corriqueiras do dia a dia) nem com mão de obra para tal; internet sempre funcionando, pois sempre contratamos mais de um provedor; aumento da produtividade – pois com tantas preocupações reduzidas você pode focar melhor no desenvolvimentos das suas atividades; network diário – que favorece também à qualidade de vida em si, pois somos seres essencialmente sociáveis, ou seja, necessitamos de contato com outros seres humanos para nos sentirmos mais felizes. E não para por aí Thïs, as vantagens são inúmeras. Vale muito a pena a experiência!!!

TB - Com sua experiência na área gostaria de pedir que deixe uma mensagem para os sergipanos.
CE - Venham tomar um café conosco e conhecer a Spazio Valore! Não citei, mas você sempre encontrará um cafezinho quentinho no coworking, pois café é uma paixão comum e forte no meio. Nossa experiência nos permite afirmar, sem medo de errar, que atuar em um escritório compartilhado possibilita seu negócio a se desenvolver de forma mais rápida e eficiente. Nós oferecemos a experiência do Day Use, ou seja, o cliente pode agendar e passar um dia conosco, com a estadia gratuita, para conhecer e avaliar se deseja ou não atuar em nosso ambiente. Então, para quem quer empreender ou já atua no mercado e procura soluções para potencializar o negócio, venha nos conhecer! Podemos e queremos compartilhar nossas histórias.