07/11/2022 as 11:41

LIVRO

Cristiane Barreto lança seu primeiro livro

O livro traz à tona um histórico evolutivo ao longo das eras e demonstra como se deu a necessidade e o crescimento da demanda por líderes nas empresas e instituições

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

“No dia 5 de outubro de 2014, no inverno de Danbury, assistindo à palestra de Benjamin, tive a honra e oportunidade especial de interagir presencialmente com ele, através de uma pergunta em sua preleção habitual aos domingos, sobre o que viria a ser o arquétipo do fraterno. Fiquei muito tocada, entusiasmada e refl exiva com a sua explanação sobre o tema e naquele momento tive a convicção de que iria me aprofundar sobre o tema fraternidade e entrelaçar com os meus estudos de gestão e liderança, que seriam ampliados e descortinados durante o meu doutorado em Buenos Aires.

A priori, este livro alcançaria o conteúdo restrito da minha tese, no entanto, outros estudos, incluindo meu pós-doutorado, infl uenciaram a sua ampliação. Diversas universidades renomadas no mundo, a exemplo de Harvard, nos EUA, já estudam e confi rmam a importância de ambientes de trabalho mais saudáveis e inteligentes no sentido psicológico, emocional e espiritual, que proporcionem mais signifi cado e sentido na vida daqueles(as) que integram à organização/ instituição.

O desenvolvimento de líderes tem sido algo cada vez mais estudado e disseminado, dada a sua importância, seja na vida do ser humano que exerce uma autoliderança, seja na vida das pessoas que estão sob a responsabilidade de alguém, na esfera pessoal ou profi ssional. O NeuroLeadership Institute tem como inciativa global criar uma ciência para o desenvolvimento de novos(as) líderes a partir das pesquisas de neurociências.

A liderança existe em potencial em todos os indivíduos. O conceito mais clássico explica que liderar signifi ca infl uenciar pessoas, portanto, todo ser humano influencia e, por isso, exerce, em algum nível, uma liderança. A importância e a necessidade de desenvolver a autoliderança da própria vida é o principal convite que faço ao(à) líder para conhecer este livro, que estimula refl exões sobre como se está atuando enquanto líder de si, das pessoas com as quais atua direta e indiretamente no dia a dia e das organizações em que criam vínculos de qualquer ordem, conscientes ou não disso. Potencializar em si o arquétipo do fraterno pode trazer signifi cativas transformações na forma de estabelecer relacionamentos e mantê-los em níveis mais elevados de consciência e felicidade, como também gerar impacto social, econômico e fi nanceiro, pois empresas/organizações que criam uma cultura de segurança psicológica e uma gestão mais fraterna podem ser mais rentáveis e duradouras.

O livro traz à tona um histórico evolutivo ao longo das eras e demonstra como se deu a necessidade e o crescimento da demanda por líderes nas empresas e instituições. Descreve como eram estabelecidas as relações de trabalho, o que se valorizava em cada época de acordo com a economia, cultura e política que infl uenciavam os trabalhadores e organizações, como as pessoas ganharam espaço e importância no trabalho. Diversos entrelaçamentos foram realizados ao longo dos capítulos do livro, que versam especialmente sobre gestão, liderança, psicologia analítica e social e fraternidade, com contribuições signifi cativas da física moderna e das neurociências. Seja bem-vindo(a) a esse conteúdo construído através de estudos, pesquisas e experiência de vinte e cinco anos em diversas empresas. Lançamento do livro na Amazon e Kobo no dia 4 de novembro de 2022, e-book em português, e muitíssimo em breve, em inglês e espanhol. As três versões estarão disponíveis, ainda este ano, na Amazon de todos os países do mundo. Boa leitura!” Cristiane Barreto