07/11/2022 as 11:44

HOMENAGEM

Lançamento da biografia do advogado dr. Rochinha acontece hoje

Apesar da família humilde, os pais se esforçaram e decidiram que José deveria estudar na cidade de Aracaju, sendo ele interno no Colégio Salesiano.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lançamento da biografia do advogado dr. Rochinha acontece hoje

José Francisco da Rocha, conhecido carinhosamente por Dr. Rochinha, nasceu em 07.11.1926, na cidade de Cedro de São João/Se, fruto da união de Juvenal Francisco da Rocha e Maria da Conceição Rocha. Ainda criança, os pais se mudaram para a cidade de Japaratuba/SE, onde foi criado e educado.

Apesar da família humilde, os pais se esforçaram e decidiram que José deveria estudar na cidade de Aracaju, sendo ele interno no Colégio Salesiano. Ainda muito jovem, começou a trabalhar como comerciário para ajudar a pagar os estudos. Depois, trabalhou como securitário quando conheceu e se casou com Ana de Aguiar Rocha (Anita), com quem construiu sua família em 1949, de cuja união nasceram 5 fi lhos. Começou a cursar contabilidade e depois cursou a Faculdade de Direito vindo a se formar no ano de 1956.

Em seguida, fez alguns concursos, escolhendo trabalhar no Banco do Brasil, onde exerceu o cargo de assessor jurídico até se aposentar. Paralelamente, começou a advogar, destacando-se como um dos grandes e competentes profi ssionais desse Estado e também em nível nacional, tendo uma cartela enorme de clientes. Assim, através do estudo, da sua integridade moral, da honestidade, da sua postura ética e humana como todos o conhecem, tornou-se exemplo de profi ssional competente, trabalhador e comprometido com os clientes, sem jamais esquecer da família e, principalmente, da sua origem humilde.

Em 2021, com o objetivo de tornar pública sua bela trajetória de vida, o empresário Juliano César Faria Souto, fi lho do saudoso Raimundo Juliano, grande amigo de Rochinha, teve a feliz iniciativa de homenagear o pai do seu amigo Juvenal Neto com uma biografi a, escolhendo para a honrosa empreitada um amigo em comum, o escritor e advogado Antônio Camilo que feliz com o convite respondeu com um imediato SIM, surgindo, então, um ano após, o seu sétimo livro, intitulado “Rochinha, Decano da Humildade” que com técnica biográfi ca diferenciada traz a participação ativa do biografado, no intuito de demonstrar a notável lucidez do quase centenário decano, bem como depoimentos diversos de familiares, amigos e personalidades da cena jurídica, política e social do nosso Estado, a fi m de que o grande jurista possa receber em vida o devido reconhecimento e as justas homenagens que lhe são creditadas. O lançamento da obra ocorrerá nesta segunda-feira, dia 07 de novembro, às 17 horas, no Museu da Gente Sergipana.” (Texto Socorro Ribeiro e Antônio Camilo). Viva Rochinha! Homenagem merecida!