06/03/2023 as 09:36

DESTAQUE

TB Entrevista Paulo do Eirado Filho

Com 20 anos de experiência na gestão de entidades do Sistema “S”; em gestão de projetos, de ONGs e gestão pública, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Natural da Bahia, radicado em Aracaju há mais de 30 anos, Paulo do Eirado Filho sempre se dedicou a projetar assuntos educacionais, tecnológicos e de empreendedorismo em Sergipe. É tanto que em 2015 recebeu o Título de Cidadão Aracajuano. Com 20 anos de experiência na gestão de entidades do Sistema “S”; em gestão de projetos, de ONGs e gestão pública, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação (GEPIED/UFS/CNPq) e já presidiu o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) e é membro fundador da Academia Sergipana de Educação, ocupante da Cadeira 31. Com esta síntese de seu currículo, vamos conhecer um pouco mais sobre esse educador e pesquisador que passa a assumir a presidência do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), situado no campus Farolândia da Universidade Tiradentes, em substituição ao professor doutor Diego Menezes, que imprimiu excelência nos últimos sete anos em que esteve à frente do Instituto e agora se concentrará nas atividades da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unit.

THAÏS BEZERRA - Quais suas primeiras impressões ao chegar no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP)?
PAULO EIRADO - A gente se surpreende ao chegar no ITP: por sua grandeza, por todo seu legado científico, trabalho e investimentos já realizados. O ITP é muito tímido, precisamos impulsioná-lo mais, diante de todo potencial de suas instalações e a capacidade de articulação possui, seja com o setor produtivo, com o governo ou diretamente com a Unit no sentido de manter todo Stricto sensu caminhando e sustentando os pré-requisitos para a universidade ser o organismo que é hoje. Tudo isso aumenta ainda mais nossa responsabilidade e me sinto muito feliz e honrado por estar aqui hoje.

TB – Por que torna-se mais sólido trabalhar com a Ciência e Pesquisa no ambiente do ITP?
PE - Os investimentos já realizados no ITP, seus laboratórios de ponta, pesquisadores de excelência, sempre muito bem reconhecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fazem jus ao legado que o Instituto possui não somente em Sergipe, mas no mundo. Além da ética e humanização nas relações interpessoais e interinstitucionais; criatividade, inovação e empreendedorismo; responsabilidade socioambiental; transparência e eficácia na gestão; compromisso no atendimento e objetivos, metas e prazos; condução das atividades dentro dos padrões de qualidade nacionais e internacionais; e busca da melhoria contínua.

TB - Como a pesquisa realizada no ITP impacta no mundo?
PE - A partir da produção científica de seus pesquisadores, das patentes que propiciam a apresentação de ideias inovadoras sociais, bem como da formação de recursos humanos que coaduna com um dos pilares da Universidade Tiradentes. Tudo isso está intríseco na missão do ITP que é a de “Inspirar as pessoas a ampliar horizontes por meio do desenvolvimento e da transferência do conhecimento, tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos”.

TB - Estamos no mês do Dia Internacional da Mulher e sabemos que meninas e mulheres ainda são minoria no ambiente científico. Como o ITP luta contra essa estatística?
PE - A começar pela equipe de pesquisadores que é muito produtiva e bem-conceituada nacional e internacionalmente, muitos dos quais são bolsistas de produtividade do CNPq, como informei anteriormente e destaco uma pesquisadora. A doutora Patrícia Severino que acabou de ser uma das oito brasileiras selecionadas na 3ª edição do projeto “25 Mulheres na Ciência América Latina” da empresa 3M, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, como forma de incentivo para que meninas e mulheres a se dediquem, cada vez mais, à ciência.

TB - E qual é a importância do ITP para a Unit?
PE - Diversas atividades dos programas de pós-graduação Stricto sensu da Unit são realizadas em parceria com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), que provê laboratórios e ampla infraestrutura para pesquisa. Afinal, o tripé universitário - ensino, pesquisa e extensão - são igualmente importantes e precisam estar integradas para o pleno funcionamento de uma universidade. O ITP proporciona o ambiente ideal para as produções científicas também na esfera acadêmica, envolvendo alunos da graduação e pós-graduação, integrando as frentes em busca de indicadores importantes para a ciência.

TB - Como será a agenda da nova gestão do ITP?
PE - Além de buscar novos mercados, mantendo um equilíbrio entre o acadêmico, aproveitando da pesquisa e transformando em geração de valor, vamos atuar para transformar todo esse trabalho de pesquisa e potencial de capital humano incrível que tem no ITP, em produção de patentes, soluções mercadológicas e sociais. Certamente existem demandas imensas de que às vezes faltam encontrar um ofertante. Então é nesse sentido que pretendo conhecer mais aqui para saber que produtos e serviços podemos transformar em algo que beneficie a sociedade.