27/11/2023 as 11:25

ENTREVISTA

Entrevista com Jorge Fraga

Em entrevista, o atual gestor da secretaria de turismo, Jorge Fraga, detalha as principais informações do encontro que destacará ainda mais a capital sergipana no cenário turístico do país.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Entrevista com Jorge Fraga

Cumprindo as metas estabelecidas no Planejamento da gestão, com o intuito de realizar ações inovadoras para o desenvolvimento do turismo e honrar os compromissos assumidos com o trade turístico, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), realiza nos dias 28, 29 e 30 de novembro o I Encontro Nacional de Turismo em Aracaju, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe. O evento irá promover uma ampla discussão sobre o turismo na capital e no Brasil. Em entrevista, o atual gestor da secretaria de turismo, Jorge Fraga, detalha as principais informações do encontro que destacará ainda mais a capital sergipana no cenário turístico do país. Jorge Luís Almeida Fraga é natural da cidade de Lagarto/SE, graduado em Direito (1985) pela Universidade Tiradentes, com especialização pela Fundação Getúlio Vargas e atualmente ocupa o cargo de secretário do Turismo do município de Aracaju.

THAÍS BEZERRA - O que é o I Encontro Nacional de Turismo, onde será realizado e qual o principal objetivo?
JORGE FRAGA
 - O encontro nacional de turismo surgiu de uma discussão com vários integrantes e secretários a nível nacional e municipal, com o intuito de discutirmos temas de relevância para o turismo nacional, regional e local. Nós, em parceria com a Anseditur, que é a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, decidimos realizar em Aracaju esse primeiro encontro nacional que visa justamente a discussão desses temas importantes, trazendo para a capital sergipana grandes personalidades do turismo nacional. Aqui, serão discutidos temas como a questão da malha aérea aracajuana, o turismo de luxo, questões como financiamento aos micro, médios e grandes empresários através da Sudene. São temas importantes para que possamos desenvolver o turismo não só local, mas também a nível regional e principalmente nacional.

THAÍS BEZERRA  - Qual a importância de um evento como esse para inserir Aracaju no mercado nacional do turismo?
JORGE FRAGA  - Por se tratar de um evento que contará com a presença de ilustres palestrantes, este evento torna Aracaju a capital da discussão desses problemas, ou seja, nós teremos essa oportunidade na cidade para discutir profissionalmente o turismo no Brasil. É de suma importância a realização desse evento, Aracaju vai se consolidar cada vez mais como a capital de eventos e todos aqueles que não conhecem a cidade terão a oportunidade de conhecer melhor esse belíssimo destino turístico.

THAÍS BEZERRA  - O aeroporto de Aracaju tem experimentado, nos últimos 10 meses, aumento significativo no fluxo de passageiros. De que forma esse tema será abordado no evento?
JORGE FRAGA  - Aracaju tem sido reconhecida como grande destino. O planejamento que foi feito pela Prefeitura e pela secretaria tornou Aracaju bem procurada a nível nacional. Os índices que são apresentados pela empresa administradora do Aeroporto de Aracaju refletem justamente esse investimento e esse trabalho que nós estamos fazendo, que é um trabalho a longo prazo, um trabalho que nós começamos lá atrás e agora estamos colhendo os frutos daquilo que plantamos. Esses dados refletem a realidade daquilo que nós planejamos e realizamos, com a aplicação correta dos recursos investidos em divulgação. Um dos pontos fortes da nossa cidade em termos de eventos é, evidentemente, o Forró Caju, além de outros eventos como o Natal Iluminado, o Projeto Verão e o Réveillon.

THAÍS BEZERRA  - Especificamente sobre as festas juninas, o senhor pretende levantar essa discussão dentro do encontro nacional do turismo?
JORGE FRAGA  - Um dos principais temas no encontro será o forró no Nordeste. Estamos conversando com os gestores de Caruaru e Campina Grande para que possamos elaborar um documento fortalecendo essas três cidades: Aracaju, Caruaru e Campina Grande. Existem algumas iniciativas no Sul do país que visam fortalecer o forró, mas o problema é que para isso eles acabam descaracterizando o forró tradicional. A nossa ideia com esse documento é, justamente, fortalecer esses três destinos turísticos e mostrar para todo o Brasil que o verdadeiro forró, aquele que é inerente a sua população, se encontra aqui nas cidades desses festejos. A proposta é mostrar o que temos de bom, mostrar nossas praias, nossa cultura, nossa gastronomia e nossos festejos juninos.

THAÍS BEZERRA  - Após o encerramento do I Encontro Nacional de Turismo, que vai ser um tour pela Orla pôr do Sol, durante a noite, vai acontecer a abertura do Festival do Caranguejo. Do que se trata o festival e como ele será realizado?
JORGE FRAGA  - Aracaju é vista nacionalmente como a terra do caranguejo, então nós vamos fazer esse encontro e após o evento estaremos inaugurando o nosso festival do caranguejo, que será realizado na Passarela do Caranguejo. Ele vem mostrar para a população, para o turista, esse valor gastronômico e que nós somos os melhores que trabalham com isso. Teremos vários bares e restaurantes participando do nosso festival, com pratos típicos diferenciados. Esse ano, esperamos receber ainda mais turistas que nos anos anteriores, porque estamos fazendo uma parceria com a Fecomércio e com a Abrasel, unidos em prol do turismo e do crescimento econômico.