10/05/2018 as 18:44

INGLATERRA

Londres: conheça os mercados de Camden Town

O lugar é incrível, com uma arquitetura que lembra um mercado medieval

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Londres: conheça os mercados de Camden TownMax Augusto

MAX AUGUSTO

Da Equipe JC

 

Um dos baratos da capital inglesa é poder curtir as feiras de rua e os mercados. Andar por eles é sentir um pouco do cotidiano londrino e da comunidade local, pois cada um guarda as peculiaridades de seu bairro e dos seus frequentadores. Semana que vem vamos publicar matéria sobre o colorido e elegante bairro de Notting Hill, com sua tradicional feira.  Hoje, venha com o JORNAL DA CIDADE conhecer a excentricidade descolada de Camden Town.

O melhor é visitar Camden Town aos domingos. Nesse dia você terá a garantia de todas as lojas e tendas abertas, podendo se deliciar nas barracas gastrôs, no pátio aberto do Camden Lock Market.

O lugar é incrível, com uma arquitetura que lembra um mercado medieval. E lá é possível encontrar dos tradicionais souveniers e lembrancinhas a todo tipo de excentricidade que se pode imaginar. Há até lojas especializadas em perucas e tabacarias com artigos para usuários de maconha.

Na sessão de gastronomia, jovens chefes de vários lugares do mundo servem suas especialidades: comida italiana, mexicana, asiática, colombiana, peruana, italiana, alemã, brasileira, africana, vietnamita. Enfim, uma viagem gastronômica ao redor do globo, sem precisar sair de Londres.

Entrando pela área do pátio, que fica logo após a ponte que dá acesso ao mercado, você chega à uma das seções dedicadas à comida. Esta é a parte mais alto-astral. É também a mais cheia de gente.

Pare na barraca de comida mexicana (feita por uma inglesa que morou no sul dos Estados Unidos) e saboreie uma porção de nachos com chili, que saem na versão carne ou frango. Não, não são muito apimentados – a pimenta vai por sua conta e risco, à parte.

Entrando mais um pouco, se você gostar de massas, corra para abarraca de comida italiana, onde são servidas pastas frescas (feitas na hora, você acompanha todo o processo) com o molho de sua preferência. Um dos rapazes morou com brasileiros e fala um pouco de português – você vai ouvir muito essa história em Londres.

Outra sugestão: um hot dog! Tem um delicioso lá no final da feira gastronômica, perto da escadaria que dá acesso ao segundo piso, onde há um Pub. Com lingüiça artesanal, receita alemã, o que faz toda a diferença!

Circule pelas barracas e veja o que te agrada. Os mais corajosos encaram os pratos exóticos, de países africanos ou outros com culinária não muito divulgada no Brasil. Para a sobremesa, há muitas opções de doces: de churros brasileiros a tortas, cupcakes e crepes franceses ou alemães.

Depois de tanta comida, o melhor a se fazer é caminhar a esmo e se perder nas diversas lojinhas (algumas bizarras) do Camden Lock e do Stables Market - um antigo estábulo, onde as coxias de outrora hoje dão lugar a tendas especializadas, principalmente, em roupas e acessórios.

Há muitas lojas com peças de decoração, CDs, vinis, cartazes e posters. Muita arte à venda, além de vários lugares para tomar um drink. Escolha o que você simpatizar mais. Por lá há ainda outra pequena parte com restaurantes, servido comida indiana e chinesa, principalmente. Mas também tem sanduíches e hamburguers.

Há ainda, na outra ponta do mercado, um local aberto, com várias opções para comer – comida mexicana, vegetariana e muito mais. É o local mais arrumado, com mais conforto, possuindo algumas mesas à céu aberto, com tabacarias e bares onde se pode fumar um narguilé. Por lá também não faltam opções.

Depois de visitar o CamdenLock e o Stables Market, a sensação é de que cada pedacinho do mundo está ali. Reserve uma tarde para passar por lá. É o ideal para poder saborear a culinária e bater perna, sem compromisso. O lugar é enorme, quando você pensa que ele está acabando, passa por um pórtico e um mundo de novidades se abre para você.

Lá também é possível ouvir música: há um pub muito elogiado e mais procurado pela galera ‘descolada’ – mas há outras opções, como o bar onde o cantor, com voz e violão, desenrola um repertório de rock e pop, em frente à uma banheira de hidromassagem – se tiver coragem de encarar, no frio de Londres, está liberada.

CAMDEN LOCK MARKET

Como chegar: Pegue o metrô da Linha Northern e desça na estação de Camden Town. Outra opção viável e mais bucólica é pegar um barco e passear pelos canais de Little Venice até o Camden Lock. Esta empresa aqui (Jason’sTrip) faz este cruzeiro (9£ o trecho ou 14£ ida e volta).

Horário de funcionamento: Diariamente, das 10:00 às 18:00 horas.