09/07/2018 as 09:46

Turismo

Sergipe registra o primeiro empréstimo com recursos do Fungetur

Banco do estado já tem outros dois contratos em análise. Projetos deverão aumentar a oferta de produtos, serviços e gerar emprego no turismo sergipano.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sergipe registra o primeiro empréstimo com recursos do FungeturCânion Rio São Francisco/SE-Foto: Cleverton Ribeiro

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) realizou, na semana passada, a primeira operação de crédito com recursos do novo Fundo Geral de Turismo (Fungetur). O contrato, assinado com uma empresa de aluguéis de transportes turísticos, prevê a liberação de R$ 770 mil para financiar a construção e aquisição de motores para dez embarcações. Os passeios de barco pelos cânions do Rio São Francisco e também pelas ilhas e manguezais nos arredores de Aracaju fazem parte dos roteiros mais procurados da capital sergipana.

“A reformulação do Fungetur vem atendendo seus objetivos; os resultados alcançados em menos de seis meses mostram que as linhas de crédito com recursos do fundo estão atrativas para os empresários e isso vai gerar novos negócios e mais empregos nos municípios”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, referindo-se aos R$ 20 milhões já contratados nas instituições financeiras que gerem o fundo, com expectativa de geração de 208 novos empregos no turismo.

“O Banese é um banco público, que tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social de Sergipe. Por isso, foi com muita satisfação que realizamos a nossa primeira operação de crédito através do Fungetur e já estamos analisando novas propostas que deverão ser concluídas com sucesso porque o fundo dispõe de uma linha de crédito diferenciada, que oferece prazos para pagamento bem dilatados e taxas de juros bastante atrativas”, afirmou Olga Carvalhaes, diretora de crédito do Banese.

Atualmente, o Banese analisa outras duas propostas de empresas sergipanas interessadas em acessar recursos do Fungetur. Uma para a construção de um restaurante flutuante no Rio São Francisco, um dos principais destinos sergipanos, e outra para conclusão das obras de um hotel que vai aumentar a oferta local de leitos. Atualmente, segundo pesquisa do IBGE/MTur, o estado conta com 285 estabelecimentos de hospedagem e 21,7 mil leitos.

Com novo formato, o Fungetur facilitou o acesso à linhas de financiamento para empreendedores do setor de turismo, principalmente para pequenas e médias empresas. Os segmentos atendidos são os de transportes turísticos, meios de hospedagem, agências de viagens, bares e restaurantes, entre outros. Antes da reformulação somente a Caixa Econômica operava com recursos do Fungetur. Agora outras sete instituições financeiras de vários estados estão credenciadas para gerir o fundo. Os financiamentos têm prazo de amortização de até 20 anos com até cinco anos de carência. Os juros são a partir de 5% ao ano somados mais o INPC.

Ministério do Turismo