23/07/2018 as 15:31

Turismo

Bons motivos para conhecer Caxambu, a cidade das águas medicinais

A cidade era destino preferido da antiga aristocracia brasileira.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Bons motivos para conhecer Caxambu, a cidade das águas medicinaisFoto: Fernando Hasil/Divulgação

Destino preferido da antiga aristocracia brasileira, Caxambu é uma cidade com ares bucólicos. Famosa por suas águas termais, minerais e naturalmente gasosas, é possível encontrar diversas fontes pelo município, que além de relaxantes para o corpo, são eficazes para a saúde.

Um passeio para o viajante que busca sossego, e que pode ser bem aproveitado em um final de semana ou feriado prolongado, já que não vão faltar atividades para curtir, se divertir e entender porque a família imperial amava tanto esse lugar.

Principal atração da cidade, este parque conta com diversas atrações espalhadas em seus 210 metros quadrados. Um dos pontos principais são suas 12 fontes de águas terapêuticas, algumas delas construídas na época do Brasil Colonial. Você vai se encantar!

Se você é uma pessoa que gosta de admirar a arquitetura e história das igrejas, precisa conhecer a de Nhá Chica. O local tem uma escadaria logo na entrada, de beleza impar. Por dentro, é bem arejado e remete muita paz, e na parte de trás do edifício há um museu.

Matriz Nossa Senhora dos Remédios

Localizada no centro de Caxambu, a Matriz Nossa Senhora dos Remédios é mais uma igreja de cair o queixo. Apesar de ser uma catedral antiga — foi erguida em 1906 — ela é bem conservada, e traz um ambiente de paz e tranquilidade. O estilo arquitetônico é o neogótico, com belíssimos vitrais e arcos. Vale a pena a visita.

Praça 16 de Setembro

Como toda cidade de interior, Caxambu possui uma praça central que é o ponto de encontro das pessoas que passeiam por lá. A Praça 16 de Setembro tem tudo o que se espera: bancos, árvores frondosas, muitas flores, coreto e fontes. Além disso, periodicamente ocorrem algumas feiras de artesanatos e exposição de orquídeas.

Cachoeira do Juju

Você pode aproveitar o clima ameno da região para dar uma esticadinha até Baependi e curtir a Cachoeira do Juju e suas piscinas naturais. De fácil acesso, o local conta com estacionamento no início da curta trilha — só não esqueça de usar os calçados apropriados para garantir a sua segurança.

Cachoeira do Caldeirão

A Cachoeira do Caldeirão também é uma boa opção para observar a natureza, relaxar e curtir momentos contemplativos. O local tem uma queda d’água magnífica, com um poço de profundidade propícia para mergulhos.

Piscinas de águas mineirais

No Parque das Águas em Caxambu você poderá nadar em piscinas de águas cristalinas e minerais, que inclusive, são as maiores do mundo nesta categoria. As crianças e os adultos se divertirão por lá, já que além de garantir a diversão de toda a família, também ajudará na saúde: as águas são terapêuticas.

Mirante do Morro do Caxambu

Neste mirante, você terá uma vista admirável de toda a cidade. O local possui uma pequena loja de suvenir e um restaurante elogiadíssimo pelos turistas, além de um espaço seguro para as crianças brincarem. O acesso pode ser feito de carro, mas tomando os devidos cuidados, pois a estradinha é bem íngreme. Se quiser deixar a experiência ainda mais inesquecível, vá de teleférico, e aprecie toda a visão do entorno.

Por Juliana Trinci