17/04/2019 as 16:29

OPÇÕES DE LAZER

Semana Santa à beira mar e rio

Opções em Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Semana Santa à beira mar e rioFoto: Divulgação

Agora, no feriadão desta Semana Santa, o turismo recebe mais uma injeção de ânimo em todo o Brasil, embora a crise financeira insista em estimular à todos a redução de gastos. Muitos sergipanos seguirão de Aracaju para o interior do Estado, onde visitarão familiares e amigos, e alguns outros irão para Alagoas, Bahia e Pernambuco.

As praias em mar aberto são sempre espaços procurados. Quem vai para Alagoas tem o direito a curtir belas praias do Peba a até Maragogi, passando por Coruripe, Duas Barras, Gunga, São Miguel, Francês, chegando as praias de Maceió e indo para São Miguel dos Milagres e Japaratinga. O litoral alagoano é garantia de mar bonito e belas paisagens.

Mas Alagoas também conta com o privilégio de oferecer aos seus visitantes deliciosos banhos nas águas do rio São Francisco. Cidades à beira rio, como Piranhas, Santana de Ipanema, Traipu, Colégio, Penedo e Piaçabuçu disponibilizam um “Velho Chico” de águas limpas, propícias para nadar ou passeios em barcos.

O fato de estar na margem alagoana do São Francisco permite ao turista passeios em municípios sergipanos ribeirinhos, a exemplo de Canindé (lá ficam o museu arqueológico, o canion de Xingó e a usina hidrelétrica), Porto da Folha (prainhas), Gararu (passeios de barco), Telha (praia da adutora), Propriá, Neópolis e Brejo Grande. É possível alugar embarcações em quais desses municípios.

BAHIA

Se a opção do turista for a Bahia, partindo de carro de Aracaju pela litorânea, Passa-se pela ponte Joel Silva, de onde é possível apreciar o encontro das águas do Rio Vaza Barris com as do Oceano Atlântico. Há belas paisagens logo depois da ponte, incluindo uma fazenda de propriedade da Embrapa.

No caminho, o turista, se desejar poderá visitar as praias de Caueira (Itaporanga D’Ajuda) e Abaís e Saco (Estância).

A primeira praia da Bahia é a de Mangue Seco, em Jandaíra. O acesso é mais fácil de barco saindo do povoado Pontal, município de Indiaroba. Lá existem belas dunas, mar de água limpa, morna e esverdeada. E muita paz. Isso à beira mar.

Seguindo pela Linha Verde, a litorânea que liga Sergipe à Bahia, são fácilmente encontrados os acessos às praias do Sítio do Conde, Baixios, Costa Azul, Porto Sauípe, Itacimirim, Barra do Itariri, Massarandupió, Barra de Jacuípe, Guarajuba, Arembepe e Forte. São ambientes tranquilos e de fácil acesso a  Salvador, a capital da Bahia.

PERNAMBUCO

Nas décadas de 1970, 80 e até o final dos anos 90 a presença de sergipanos em Pernambuco era intensa e motivada muitos pelos carnavais de Recife e Olinda e festas como “Vamos abraçar o Sol”, que marcava a chegada do verão (acontecia na praia de Boa Viagem), festejos juninos em Caruaru e festival de inverno em Garanhuns. Depois desse período houve uma recaída motivada pelo carnaval da Bahia.

Nos últimos 15 anos, muitos sergipanos iniciaram o caminho de volta para Pernambuco, mas desta feita à beira mar. Tornou-se fato9 comum encontros de sergipanos em praias como São José da Coroa Grande, Tamandaré, Carneiros, Porto de  Galinhas, Barra de Sirinhaém, Guadalupe, Maracaípe, Muro Alto, Guaibú e Calhetas. São todas praias  muito bonitas.

Já pensou no que fazer neste final de semana?  Há boas opções ao seu dispor.

Eugênio Nascimento

Da equipe do JC