19/04/2019 as 11:37

SEMANA SANTA

Chocolate alimenta turismo também no Brasil

A cidade de Ilhéus oferece aos visitantes a experiência de conhecer fazendas produtoras de cacau

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Chocolate alimenta turismo também no BrasilDivulgação

Embora insistentemente muitos pensem que apenas a Suíça representa um bom destino para aqueles fissurados em bons chocolates, vale um lembrete. O Brasil está nessa mesma rota e cada vez mais conquistando espaços. Agora, na Semana Santana, algumas cidades brasileiras são melhores projetadas como destino por causa do doce produzido a partir do cacau.

Em todo o país, há chocolates em shoppings, hipermercados, supermercados, lojas, bodegas,  armazéns e outros estabelecimentos que colocam ao dispor de chocólatras e outros apreciadores dos saborosos produtos em formato de barras, ovos e bombons. Na onda da páscoa, algumas cidades brasileiras se destacam, a exemplo de Campos do Jordão (SP), Gramado/Serra Gaúcha (RS)

Uma outra cidade da Serra Gaúcha muito conhecida pela fabricação de chocolates caseiros, Nova Petrópolis,  guarda dois dos maiores eventos de Páscoa do país, o Chocofest e a Magia da Páscoa. Desfiles, caça aos ovos, construções feitas de açúcar enfeitam as ruas entre os dias 11 e 21 de abril.

Em se falando no cacau e no chocolate, a cidade baiana de Ilhéus é sempre lembrada. Ela oferece aos visitantes a experiência de conhecer  fazendas produtoras,  em áreas que ficam em meio à vegetação nativa de Mata Atlântica, reconhecidas como berço da fruta. A imersão também conta com paradas em pontos da produção, tudo isso com direito à degustação das doces iguarias. O chocolate baiano é igualado às produções suíças.

Também não se pode esquecer de Vila Velha (ES) , que hoje é forte integrante do circuito do doce porque é lá que se encontra uma das fábricas nacionais mais famosas de chocolate (Garoto). O complexo industrial da Garoto permite ao visitante conhecer todo o processo de fabricação. O passeio também conta com um museu que traça sua história.