09/07/2019 as 08:30

Atividades no RJ

Quais as opções para relaxar na Barra da Tijuca?

Desfrute momentos de descanso no bairro mais moderno do Rio de Janeiro.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Quais as opções  para relaxar na Barra da Tijuca?Foto: Divulgação

O charme característico da Barra da Tijuca faz com que o bairro seja o destino de muitos turistas e moradores que desejam sair um pouco da rotina. A natureza exuberante e opções de lazer criam o clima propício para relaxamento e descontração.

O que você precisa saber sobre o bairro
Localizada entre o Oceano Atlântico e os maciços da Pedra Branca, a Barra da Tijuca fica na região oeste da Cidade Maravilhosa e possui fácil acesso a partir de vários pontos da cidade.


As praias formam uma extensão de 18 km e são excelentes opções para quem procura por calmaria ou agito.


A região urbanizada é composta por uma excelente infraestrutura que integra roteiros gastronômicos para os mais diferentes paladares, atividades culturais e práticas esportivas.


Para quem gosta das baladas noturnas, bares, restaurantes e quiosques dão um clima de descontração e festa.

A versatilidade da Barra é um atrativo para quem viaja sozinho ou acompanhado e para quem busca calmaria e descanso, mas sem abrir mão do lazer e da sofisticação.


Praias aconchegantes para caminhar e apreciar a natureza
Comece o dia com uma caminhada a beira-mar na Praia de Barra, muito conhecida pelas águas cristalinas e areia fininha. No final da tarde, nada como mergulhar na calmaria da Praia da Reserva, que é rodeada de vegetação nativa.


A Prainha é uma das praias que possuem paredões verdes de tirar o fôlego. O mar costuma ser agitado e suas ondas são muito cobiçadas pelos surfistas. Mas isso não impede que você aproveite o local, seja caminhando ou desfrutando das sombras das árvores.

Vegetação nativa: calmaria e meditação
O bairro é cercado pela natureza exótica da mata nativa e embelezado por três lagoas: Tijuca, Jacarepaguá e Marapendi. Esta última tem esse nome em homenagem ao dialeto tupi e significa “rio do mar raso”.


A lagoa foi muito utilizada por índios que se banhavam com o objetivo de purificar-se nas águas rasas. Seus 10 km de extensão faz parte de uma área de preservação ambiental.


A água salobra e a vegetação típica de manguezal faz com que ela abrigue comunidades de animais, como caranguejos, rãs, teiú, jiboias e o jacaré-de-papo-amarelo, que vivem nessas circunstâncias ambientais.


Mamíferos, como gambás e capivaras e muitas aves de várias espécies também fazem morada na Lagoa de Marapendi e podem ser vistos enquanto você caminha ou medita.

Parques e reservas ecológicas
O parque Nacional da Tijuca é um verdadeiro paraíso que nos convida a ter uma relação mais intimista com a natureza. As montanhas, grutas e cachoeiras fazem dele o lugar ideal para recarregar as energias e desfrutar de momentos de paz.


Para apreciar as belezas do Rio de Janeiro a partir de um ponto de vista diferente, vale a pena investir em uma jornada de trilha até a Pedra da Gávea. A visão espetacular vai fazer com que todo o esforço tenha valido a pena.


Outro local que combina com momentos de relaxamento é o Bosque da Barra. Sua área compreende 50 hectares de muitas belezas naturais e ambientes próprios para lazer e esportes, como cooper, trilhas e caminhadas.

Contato com a arte e com a cultura
Apreciar obras de arte também é uma atividade que proporciona momentos de relaxamento. Em um sítio que possui 5 mil metros quadrados está localizada a Casa do Pontal, um museu que reúne um vasto acervo de arte popular de várias regiões do Brasil.


Além de apreciar as obras, não deixe de caminhar pelos amplos jardins, muito bem conservados e arejados.


Outro centro cultural localizado na Barra da Tijuca é a Cidade das Artes, um espaço democrático, onde você pode encontrar música, teatro, cinema, dança artes plásticas e outros tipos de expressão artística.

Resort e SPA
Para garantir que você desfrute seu momento da melhor forma, a Barra possui um resort que oferece várias atrações de lazer, diversão e relaxamento. A área de lazer é composta pela piscina, deck com guarda-sóis e espreguiçadeiras.
Além disso, você tem a opção de desfrutar de um momento detox por meio da sauna. O serviço de SPA é outro atrativo do bairro por meio do qual você vivencia experiências de equilíbrio e conexão entre corpo e mente.
Aproveite cada canto da Barra da Tijuca e descubra os encantos desse pedacinho do Rio de Janeiro, que é rico em atividades para todos os gostos e estilos. Aprimore ainda mais sua experiência, desfrutando de momentos sofisticados oferecidos por um resort no Rio de Janeiro.