13/09/2019 as 14:39

NOVAS EXPERIÊNCIAS

Procura por intercâmbios está aquecida entre os sergipanos

Entre os destinos mais procurados, estão o Canadá, Estados Unidos, Irlanda e Inglaterra

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aprender um novo idioma, conhecer outras culturas e turbinar o currículo são alguns dos motivos apontados por quem escolhe fazer intercâmbio. Apesar da crise e do aumento do dólar que tivemos esse ano a procura por intercâmbio continuou aquecida entre o público jovem sergipano.

 Os tipos de intercâmbio como curso de idiomas, curso de férias e estudo e trabalho são os mais procurados pelos jovens que querem melhorar e aperfeiçoar o idioma, segundo a gerente de marketing da CI Intercâmbios, Thiara Meneses. “Outra modalidade procurada em 2019 foi o intercâmbio em família, muitos pais optaram em embarcar junto com os filhos para uma oportunidade de viagem a lazer e aprendizado”.

Entre os destinos mais procurados pelos sergipanos que desejam embarcar em um intercâmbio estão o Canadá, Estados Unidos, Irlanda e Inglaterra. Mesmo tendo a parte burocrática que requer tempo na solicitação e aprovação do visto, o Canadá ainda é o país queridinho dos Sergipanos.

Segundo Thiara, os adolescentes entre 14 e 16 anos e adultos entre 21 e 35 anos são os mais interessados. “A busca pelo aprendizado e fluência do idioma, assim como uma experiência internacional são os objetivos principais desse público”, pontua.

Izabela Araújo é professora de inglês e optou por um intercâmbio em Edimburgo, na Escócia nas férias de julho, para fazer um curso preparatório na escola Kaplan, para o exame de Cambridge chamado CAE.

Alinhar o perfil

Thiara esclarece que o papel da agência é identificar qual a necessidade e objetivo do intercambista e alinhar a melhor opção de intercâmbio para ele, já que existem diversos tipos de modalidades e períodos que o intercambista pode viajar, além das inúmeras opções de países e cidades.

“Uma vez que o cliente nos procura, nosso primeiro papel é conhecê-lo melhor e entender todas as suas vontades e desejos e assim alinhar com o seu perfil. Por essa razão que na agência nossos colaboradores são chamados de “Orientadores”, porque é nossa função orientar e deixar tudo esclarecido para que o sonho da viagem daquele cliente seja realizado dentro de todas as expectativas que ele tem”, explica.

É importante nesse processo de orientação que o cliente saiba que planejamento é a chave principal do sucesso do intercâmbio. Entre a vontade de viajar e a concretização disso, existe o processo burocrático de tirar passaporte, fazer matrícula, organizar documentação, solicitar visto (quando o país exige), escolher país, cidade e escola. “Porém é com planejamento que tudo se torna possível para quem acha que intercâmbio é algo intangível. Se o estudante ou adulto se programar, ele pode sim realizar a viagem dos sonhos, voltar com o idioma afiado, as malas cheias de recordações e com muitas amizades de várias partes do mundo”, finaliza a gerente de marketing da CI Intercâmbios.

Bate-papo
Na próxima quarta-feira, 18, vai rolar um bate-papo para adolescentes, para esclarecer todas as dúvidas de quem pretende embarcar nesse sonho e dividir experiências. No evento, os participantes terão informações sobre os tipos de programa e opções de países; quais os pré-requisitos para cada um; Diferença entre escolas públicas e particulares; como tirar o visto; Passagem aérea de estudante: O que é e para que serve?; quais as opções para viajar sozinho, em grupo ou com a família?; como são as opções para quem quer praticar um esporte durante o intercâmbio. Para participar, as inscrições devem ser feitas através deste link.

|Reportagem: Nayana Araujo
||Fotos: Divulgação