25/09/2019 as 18:39

SERGIPE

Poções da Ribeira ganham título de Patrimônio Cultural Imaterial

A área tem vasta vegetação nativa e formações rochosas e poços cravados numa fenda de rochas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Poções da Ribeira ganham título de Patrimônio Cultural ImaterialFoto: Divulgação

Com características bem paradisíacas, os chamados Poções da Ribeira passam a ser Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe. A iniciativa é da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), autora do Projeto de Lei 118/2019, já aprovado pela Assembleia Legislativa, visando contemplar o conjunto de poços turísticos, localizados no Povoado Ribeira, no município de Itabaiana.

Distante 53 km de Aracaju, a área com vasta vegetação nativa e formações rochosas, os poços estão cravados numa fenda de rochas, desenhadas pelo encontro de paredões de pedras que chegam a medir 100 metros de altura e com quedas de água, onde os visitantes podem tomar banho e os amantes de esportes radicais podem se aventurar com rapel e alpinismo. “É um local lindo e muito visitado pelos amantes dos esportes e da natureza, considerando o cenário paisagístico e ecológico exuberante do local”, disse.

A deputada destacou que o reconhecimento de patrimônio histórico e cultural é em virtude do imensurável valor histórico do local. “Temos um vale, encravado em 'V', com predominância de rochas magmáticas da era pré-Cambriana”. Ela ressaltou que a sua propositura, que agora segue para sanção governamental, quer garantir a preservação e valorização das manifestações culturais, levando em consideração toda a história do local.