30/12/2019 as 10:52

Calor

Maioria dos nordestinos deve passar verá na própria região

A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com agências de viagens dos nove estados da região

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os atrativos turísticos dos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, São Paulo e do Rio Grande do Sul foram os mais procurados pelos turistas da região Nordeste para o período do verão. Para 15,4% dos turistas potiguares, os destinos gaúchos foram os mais demandados para o verão. Rio de Janeiro (13,5%) e Ceará (11,5%), também foram buscados por eles.


A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com agências de viagens dos nove estados da região. Tirando o segmento “Sol e Praia” (46,2%), os viajantes da região foram os que mais buscaram o turismo de negócios (14,9%). O levantamento trouxe, ainda, que quase metade deles (43%) irão viajar em família.


Além destas informações, o estudo trouxe a perspectiva das empresas da região em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de outubro de 2019 a março de 2020. Para 14,6% delas, a perspectiva é de que o número de empregados aumente. Além disso, 46,9% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período. Outro dado positivo, é de que 46,6% indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários resultados positivos. “É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Nordeste no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finalizou.


Quando observamos por estado, os turistas alagoanos e pernambucanos preferiram os destinos do estado de Pernambuco. Já os baianos, maranhenses e piauienses pretendem visitar os atrativos cearenses. Os paraibanos selecionaram os destinos do próprio estado. Os sergipanos selecionaram Alagoas e Bahia para aproveitarem o verão. Na contramão desses lugares, os cearenses e os potiguares escolheram São Paulo e Rio Grande do Sul, respectivamente.

Empresários estão otimistas
Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em outubro deste ano analisou a percepção dos empresários do ramo hoteleiro do país quanto ao desempenho e à perspectiva de seus estabelecimentos e de seus destinos. Na região Nordeste, a Sondagem Empresarial mostrou que 30,6% esperam que os turistas gastem mais em suas viagens nos próximos quatro meses, período da temporada de verão 2020.


O estudo aponta ainda que 63,2% dos entrevistados pretendem investir em seu negócio até março do ano que vem e 24,5% esperam contratar mais funcionários. Além disso, 35,6% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados irá aumentar e 40% projetam aumento no faturamento da empresa. Os empresários também se mostraram positivos em relação à expansão do turismo na região para os próximos seis meses: 33% acreditam que haverá aumento na rentabilidade do setor e 35% esperam crescimento na demanda pelo destino.


Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os dados da Sondagem mostram os resultados alcançados após um ano de trabalho para o desenvolvimento do turismo. “O otimismo dos empresários é reflexo de uma série de ações feitas por este governo que proporcionaram um ambiente propício para investimento. Trabalhamos durante todos estes meses para melhorar a qualidade dos destinos e serviços turísticos a fim de atender aos turistas e a população. Tenho certeza de que a temporada de verão será um sucesso”, comemorou o ministro.


A pesquisa avaliou ainda o desempenho dos meios de hospedagem no terceiro trimestre de 2019 comparado com o mesmo período do ano passado: 17,5% dos empresários afirmaram terem empregado mais funcionários este ano, enquanto 29,4% identificaram crescimento no faturamento da empresa e 32,8% afirmaram que a demanda pelos serviços ofertados cresceu.
Além disso, 18,7% dos donos dos meios de hospedagem entrevistados alegaram crescimento na rentabilidade do setor de turismo no período de julho a setembro de 2019; 23,4% declararam aumento da demanda pelo destino e 15,1% afirmaram que os visitantes gastaram mais durante a viagem.

PESQUISA
A Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil é realizada pela Subsecretaria de Inovação e Gestão de Conhecimento do Ministério do Turismo. São consultados empreendimentos de hospedagem de todos os portes, dentre os quais hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos. O objetivo é apurar as perspectivas dos empresários quanto ao desempenho de seus estabelecimentos e dos destinos onde estão inseridos.