28/01/2020 as 09:18

Nordeste

Turismo: Verão movimenta setor

De modo a promover o destino Aracaju e contribuir com a atração de turistas à cidade, a Prefeitura Municipal tem investido em diversas frentes de atuação

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Desde dezembro, a movimentação de turistas na capital sergipana é intensa e os hotéis têm mantido uma média de ocupação superior a 90% em todos os finais de semana dessa alta temporada do verão. De modo a promover o destino Aracaju e contribuir com a atração de turistas à cidade, a Prefeitura Municipal tem investido em diversas frentes de atuação, desde obras de mobilidade urbana e qualificação dos serviços de limpeza pública a ações promocionais de divulgação.


Além disso, projetos como a Marinete do Forró, Natal Iluminado, Réveillon na Orla da Atalaia e a retomada do Projeto Verão agregam à cidade atrativos a mais para o lazer, como destaca o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Marlysson Magalhães.


“A prefeitura vem fazendo coisas muito importantes, como a requalificação viária da cidade, que faz com que o turista elogie nossa cidade; a limpeza da nossa cidade também é algo que proporciona um bem-estar a quem nos visita; além do trânsito e da segurança. Tudo isso faz com que o turista se sinta atraído e venha para cá. Nós temos bons atrativos, como a Marinete do Forró, a Orla Pôr do Sol e a Orla da Atalaia, que é o nosso principal cartão postal”, explica o secretário.

Outro investimento que a prefeitura está realizando, ligado diretamente ao turismo, são as parcerias com empresas e associações do setor. “Algo que está dando muito certo atualmente é o diálogo, a parceria que estamos fazendo com todo o setor turístico, todas as associações. Procuramos escutar a todos e atender a cada um de maneira individual ou em conjunto. Geralmente, por haver o mesmo pensamento, que é a atração de turistas para Aracaju, fazemos em conjunto”, enfatiza o secretário.


Com o aumento do fluxo de visitantes, o setor de bares e restaurantes se aquece junto aos demais segmentos do setor turístico. O presidente do Polo Gastronômico da Atalaia, Bruno Dórea, dono de estabelecimento na região, pode observar claramente o aumento de visitantes. De acordo com o empresário, essa alta, além de melhorar a economia, estimula os empresários do ramo.

“Na Orla, o aumento do fluxo de turistas é um grande diferencial. Qualquer dono de estabelecimento, seja bar ou restaurante, não tem como reclamar desse período. O movimento turístico está muito bom e isso faz com que melhore não só a economia como também melhora a expectativa do empresário para ambientar melhor seu estabelecimento, preparando-se para receber cada vez mais turistas”, ressalta Bruno.


O aumento da movimentação turística em Aracaju é atestado, também, pela gerente do Portal de Reservas, Cláudia Chaves. Ela destaca que em dezembro do ano passado marcou o início do aquecimento do setor de locação de veículos e a contratação de passeios turísticos. “A contratação deu uma melhorada, a locação de carros foi bem procurada, a ponto de chegarem clientes e não termos carros para alugar. Ficamos muito felizes com essa demanda”, enfatiza.


Além dos atrativos e investimentos estruturais, outra ação da prefeitura pontuada por segmentos do trade turístico que contribui para a atração de turistas é a divulgação do destino Aracaju. Por isso, a jornalista e membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo em Sergipe (Abrajet/SE), Cassandra Teodoro, salienta a eficiência da divulgação a partir da parceria da gestão municipal nesse trabalho.

“Enquanto membro da Abrajet, a gente sabe que é fundamental que exista uma divulgação do destino Aracaju. Somente mostrando o poder turístico da cidade é que tornamos ela interessante para o visitante vir. A Abrajet está fazendo ações voltadas para isso. Nós estamos nos unindo à prefeitura para fortalecer essa divulgação fora do Estado”, conta a jornalista de turismo.
Recentemente, Aracaju ganhou destaque na mídia nacional como um bom destino para visitas. Divulgada em diversos sites e portais de turismo, a capital do Estado de Sergipe foi indicada não só por seus atrativos naturais, como praias e parques, mas também pelo Centro Histórico e Museu da Gente Sergipana. Algo que, de acordo com Cassandra Teodoro, impulsiona ainda mais o turismo local.


“É muito importante que existam sim ações de divulgação fora de Sergipe. É fundamental que o jornalista de turismo indique a melhor forma de chegar e o que se pode conhecer dentro do Estado e da capital. Nós acreditamos que, com ações assim, direcionadas, vamos alavancar o turismo. No mês de dezembro e agora no mês de janeiro, a nossa capital está superlotada, com turistas de vários destinos do Brasil e destinos internacionais também. Nós nos sentimos honrados e satisfeitos por conseguirmos atrair turistas para cá”, frisa Cassandra, ao salientar que o turismo é uma cadeia que alavanca vários outros segmentos e gera oportunidade de renda.