16/08/2021 as 09:53

RECUPERAÇÃO

Turismo em Sergipe tem retomada gradual

Sergipe, felizmente, tem tido aumento no número de passageiros no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o estado, a tendência é de que setores sejam autorizados a flexibilizar ainda mais suas atividades e, com isso, a economia pode começar a voltar a respirar. Entre os segmentos mais atingidos com as medidas de restrição, o turismo teve um enorme prejuízo em todo o país, tendo em vista que, por muitos meses, viagens foram proibidas, hotéis e resorts pararam de funcionar e diversos destinos importantes deixaram de ser frequentados. Provocando, assim, uma série de consequências negativas para todos os envolvidos. Sergipe, felizmente, tem tido aumento no número de passageiros no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju.

De acordo com o secretário de Turismo de Sergipe, Sales Neto, esse aumento tem sido gradual, após um momento de muitas dificuldades em virtude do grande número de casos e óbitos ocasionados pela pandemia da Covid-19, o que impactou o turismo no primeiro semestre. “As perspectivas para o segundo semestre são muito boas. Segundo as operadoras de viagens e as companhias aéreas, houve alta na procura de compras de pacotes a para outubro, ou seja, vai haver um aquecimento no movimento a partir desse mês. Estamos trabalhando muito fortemente para que tenhamos diversas ações promocionais na alta estação para atrair turistas para o nosso Estado”. Os clássicos pontos turísticos de Sergipe devem contribuir para a retomada do setor. Em Aracaju, pontua o secretário, os locais mais tradicionais são as praias, incluindo também a Croa do Goré, Ilha dos Namorados, além de uma procura muito forte na região Sul, litoral Sul do Estado, principalmente a Lagoa dos Tambaquis que tem se destacado muito fortemente no movimento de turistas. “Sem contar também com a com o pacote que é feito para a Praia do Saco e Ilha da Sogra, em Mangue Seco, que é um pacote tradicional nas agências de viagens. Não se pode esquecer dos cânions de Xingó que também estão impulsionando essa retomada”, pontou.

Além destes, Sergipe tem criado novos produtos, como a Rota da Farinha, que fica na região Agreste do Estado, envolvendo inicialmente os municípios de Campo do Brito, Macambira e São Domingos que vão agregar o esporte e o turismo de natureza. “Esportivo porque são as caminhadas, trilhas nas cachoeiras, nas matas, enfim há uma atividade econômica que já existe muito forte nessa região que são as Casas de Farinha, e os turistas vão fazer suas trilhas, seja de bicicleta ou a pé e ao final a ideia é que eles finalizem numa casa de farinha para conhecer como funciona todo o sistema de produção.

O dono de uma fazenda onde tem a cachoeira de Macambira, incorporou o projeto da Rota da Farinha e já estará fazendo um projeto onde ele irá construir uma casa de farinha nas imediações da cachoeira, um restaurante e uma área de camping também”, revelou o secretário. A Rota do Engenho, no litoral Sul, vai ser inaugurada em setembro e também vai levar o turista de Aracaju para fazer alguns passeios náuticos na região saindo de Terra Caída, conhecendo Ilha da Sogra, Mangue Seco, depois vai conhecer o engenho de cachaça, onde o turista vai ser recebido por pessoas vestidas a caráter do Século XIX, uma verdadeira volta ao passado. “Outro atrativo será a Ilha Vidam, ou seja, nós estamos com uma série de novidades para os turistas que chegarão aqui na nossa próxima temporada”, afirmou.

Sales Neto pontuou ainda que a pandemia causou um grande impacto negativo para o turismo no mundo todo e Sergipe não é diferente. Sergipe vinha registrando um aumento muito grande de turistas, mas com a chegada da pandemia, o mercado de turismo caiu em todo o mundo. “Com o avanço da vacinação, a gente poderá ter uma retomada mais forte. A Secretaria de Turismo está fazendo a sua parte, o Governo do Estado está fazendo a sua parte, colocando infraestrutura, construindo rodovias, a orla sul que vai ser um novo cartão postal, devolvemos à sociedade o prédio do Centro de Convenções e entregamos para uma empresa privada administrar, e está finalizando a instalação de equipamentos que estavam previstos na concorrência que essa empresa ganhou.

Acreditamos já que no próximo ano, teremos um movimento muito grande de turismo de eventos aqui, pois estamos buscando grandes parcerias e estabelecendo uma série de ações”. O secretário pontuou ainda que as ações em prol do turismo sergipano contemplam ainda vinda de jornalistas especializados, influenciadores digitais, convênios com companhias aéreas para a diminuição do ICMS do querosene da aviação. “Estamos organizando uma série de ações para que a gente possa, muito em breve, superar esse momento de pandemia, E que o turismo de Sergipe possa ter uma retomada consistente que garanta desenvolvimento desse setor econômico que é o turismo, de uma forma muito forte para gerar empregos, renda e riquezas para o nosso povo”, finalizou Sales Neto.

|Por Grecy Andrade
|| Foto: Divulgação