22/09/2021 as 10:38

TURISMO

Interesse de sergipanos por viagens aos EUA aumenta

Casa Branca anuncia autorização para entrada de brasileiros a partir de novembro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em escala mundial, os Estados Unidos da América decidiram que já é possível permitir a entrada de turistas no país, seguindo alguns protocolos. O anúncio foi feito na última segunda-feira, 20, na Casa Branca, que discutiu sobre a abertura gradual do setor turístico e ressaltou ser necessário que os cidadãos precisam estar devidamente imunizados, com exceção das crianças que ainda não possuem idade para a vacinação.

Sobre as datas, a informação é de que as liberações das viagens iniciem em novembro. Dentre os países citados como elegíveis para adentrar no território, o Brasil foi um dos liberados. Com isso, cresce a expectativa em cima do impacto que essa decisão tem sobre a economia brasileira, já que, além das viagens serem um dos pontos principais para o avanço do setor turístico do país, a volta dessa relação Brasil-EUA tende a ser um ponto positivo.

A novidade acaba sendo ainda mais impactante para o Estado de Sergipe, visto que o destino é um dos mais cotados pelos sergipanos que pretendem realizar viagens internacionais. Por isso, a equipe do JORNAL DA CIDADE conversou com Cristina Viana, que é gerente Comercial de uma agência de viagens aqui do Estado, para saber quais as expectativas do setor. “Ontem, quando a notícia foi propagada aqui em Sergipe, realmente houve uma demanda muito grande, não só de novas compras, mas também de pessoas que já tinham os pacotes comprados e estavam só aguardando ansiosamente a abertura das fronteiras dos EUA para brasileiros.

O brasileiro ama os Estados Unidos, principalmente Orlando e Miami, então, com essa liberação prevista para novembro, a expectativa das compras de pacotes, locações de carros, ingressos e tudo que se refere à viagem é muito grande”, afirma. “Nós percebemos um aumento muito grande desde ontem, as pessoas já voltaram a se programar, todo mundo olhando como está seus documentos, seu passaporte de visto e já se programando para o final do ano ou o próximo. Realmente já houve movimentação para viagens com destino à terra do Mickey”, complementa. Sobre outros destinos que também são procurados pelos brasileiros, a Europa é o que mais aparece como opção, segundo a gerente. “Além dos EUA, eu colocaria alguns lugares da Europa, como Paris e Itália. Existe uma expectativa muito grande da abertura das fronteiras italianas por parte dos brasileiros também. Paris e Portugal também são muito queridos. Já dentro do Brasil, para o final de ano, o campeão nacional é Gramado, a cidade gaúcha. Não só ele, mas as terras gaúchas como um todo, porque essas cidades participam de um evento chamado Natal Luz, em que ficam todas iluminadas e por isso é muito procurado.

A nossa agência está com três grupos para o destino, fora as viagens individuais”, explica. Restrições Cristina Viana tem sua opinião formada e declara que o isolamento social e as restrições foram importantes para controlar a disseminação do vírus, mas que as medidas se prolongaram além do necessário. “Desde março, eu creio que as restrições já poderiam ter sido trabalhadas de uma outra forma, pois não vamos nos isolar completamente do vírus, então é preciso aa conscientização das pessoas. Nós temos que aprender a conviver com o vírus, porque ele não vai ser erradicado do planeta por enquanto, e isso não sou eu que digo, são os especialistas da área da saúde. A população e os serviços turísticos têm que aprender a conviver com o vírus de uma forma responsável. Essa é a minha ideia”, defende. “Essas restrições acabaram se prolongando muito mais do que eu acho que seria necessário, porque a partir do momento que se tem um conhecimento maior de como evitar o contágio, a gente tem mais é que colocar o conhecimento em prática e voltar a movimentar a economia, principalmente a do turismo que movimenta o mundo”, finaliza.

|Da redação do JC
||Foto: Jadilson Simões