23/12/2020 as 09:52

FLÁVIO RICCO

“Fazenda” e “BBB” mostraram força da Record e Globo em fazer TV

Em um ano atípico como foi este 2020, o “Big Brother Brasil”, que a Globo estreou em janeiro - antes ainda de tudo acontecer, pelo menos por aqui, e “A Fazenda”, da Record, no segundo semes- tre, foram os dois grandes sucessos da temporada

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em um ano atípico como foi este 2020, o “Big Brother Brasil”, que a Globo estreou em janeiro - antes ainda de tudo acontecer, pelo menos por aqui, e “A Fazenda”, da Record, no segundo semes- tre, foram os dois grandes sucessos da temporada. Por acaso? Com toda certeza não. O reality show, principalmente esses, que exigem confinamento e reúnem os mais diferentes tipos de pessoas, conhecidas ou não, caiu na graça do grande público. Não tem como não admitir. E até o preconceito, que uma determinada faixa de público tinha com relação a eles, aos poucos foi diminuindo e hoje quase nem mais existe. Aliás, um grau de aceitação que nos leva a reconhecer a indispensabilidade deste conteúdo para Globo e Record nesses próximos tempos. Imprescindíveis, inclusive, naquilo que oferecem em audiência e sucesso comercial.

MAIS UM - A Globo, ainda sobre o mesmo assunto, terá um novo formato de reality show para 2021. A escolha do formato já existe, mas ainda se faz segredo em torno dele.

GÊNESIS - Depois de “Verão 90”, novela das sete da Globo exibida em 2019, Kayky Brito acaba de acertar sua volta à Record. O ator, que trabalhou em “O Rico e Lázaro”(2017), agora vai integrar o elenco de “Gênesis” e viver o personagem Omar.

TAMBÉM VOLTA - Longe da Record desde 2016, quando fez “Os Dez Mandamentos”, Marcela Barrozo também retorna à emissora. Em “Gênesis”, ela interpretará a personagem Uriala.

POR ENQUANTO - Se vierem a acontecer, as mudanças na grade das manhãs no SBT não serão para tão já. Cogitado para abril ou maio, entre os principais desejos, o lançamento de um programa feminino.

ANO QUE VEM - Para 2021 a direção do SBT tem uma série de projetos, alguns deles já pensados para a programação especial dos seus 40 anos. Há o desejo de, até lá, também reativar os trabalhos da sua dramaturgia.

MELHOR DAS HIPÓTESES - Na dramaturgia da Globo todo esforço está sendo feito para que não existam atrasos no cronograma de “Pantanal”. É imprescindível, até por questões meteorológicas, que as gravações externas co- mecem em abril.

O PORÉM... - O período de maior incidência de chuvas no pantanal, historicamente, é de dezembro a fevereiro. De abril a setembro, além da temperatura mais amena, não chove tanto. Essas con- dições, claro, estão sendo consideradas em todo este estudo da Globo. A COR DO PODER - A Globo definiu para apresentação de 11 a 15 de janeiro, exceção às quartas-feiras, os quatro episódios da série britânica “A Cor do Poder” (Noughts + Crosses). Filmada na África do Sul e ambientada em uma realidade distópica, a trama promove reflexões sobre as relações entre negros e brancos, por meio do romance impossível entre Sephy, filha de um político de destaque e integrante da ‘Elite’, classe dominante negra, e Callum, branco da classe baixa de escravos recém-libertados.

SEM INCIDÊNCIAS - Apesar de todos os riscos que ainda existem, verifica-se que a volta de gravações das novelas, em Globo e Record, aconteceu sem quaisquer incidentes. Os cuidados tomados foram muito parecidos. Existiram até trocas de informações.

GRANDE CÍRCULO - Sob o comando de Milton Leite, o SporTV gravou o último “Grande Círculo” deste ano. Trata-se de uma entrevista com Ana Moser que vai ao ar sábado, uma da manhã, com reprise no domingo. Também participam Marco Freitas e Marcelo Courrege. CONFIRMADOS - Marcelo Serrado e Ricardo Pereira estão confirmados no elenco de “Cara & Coragem”, de Cláudia Souto, na fila das 19h da Globo. Mariana Santos, também escalada, será disputada pelos dois. Vai ao ar no segundo semestre de 2021.

BATE – REBATE • “Cilada”, do Bruno Mazzeo, já tem duas novas temporadas aprovadas. • David Junior está conrmado no elenco da próxima temporada de “Sob Pressão”. • Entre janeiro e fevereiro, a direção da Band deve decidir novas mudanças na grade de programação... • ... Os resultados em 2020, mesmo considerando a pandemia, além de outros problemas, desagradaram bastante sua alta direção... • ... Admite-se até que várias dessas iniciativas e algumas contratações deixaram bem a desejar. • A propósito de Band, com a mudança dos canais da Newco, os que pertencem só a Johnny Saad, para a rua Tabapuã, a sede do Morumbi sofrerá reformulações... • ... Já existe um projeto desenhado para uma melhor ocupação de seus espaços. • No elenco de “Quanto Mais Vida, Melhor!”, na la das 19h da Globo, Claudia Jimenez foi substituída por Zezeh Barbosa. • A série “Betinho”, sobre a vida do sociólogo Herbert de Souza, envolve parceria da AfroReggae e Formata para a Globoplay.

C´EST FINI Além de “Sob Pressão”, a Globo também confirma novas temporadas de “Segunda Chamada” e “Cine Hollíudy” para o ano que vem. Trabalhos em parceria com o Globoplay. A série sobre escola de adultos começou a ser gravada em fevereiro, mas os trabalhos foram suspensos por causa da pandemia. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!