05/04/2022 as 09:40

FLÁVIO RICCO

O jeito brasileiro de fazer novela está de volta

Aos poucos, também, vai deixando de existir a necessidade de promover estreais só depois de tudo pronto ou algo muito próximo disso, para não correr o risco de interrupções

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nas novelas, a vida, dentro do possível, vai voltando ao que sempre foi. Evidente que cuidados continuam sendo tomados, porque a pandemia ainda não foi totalmente exterminada, porém, já está sendo possível gravar na forma que foi no passado, com maior números de pessoas envolvidas e mais de uma frente de trabalho.

Aos poucos, também, vai deixando de existir a necessidade de promover estreais só depois de tudo pronto ou algo muito próximo disso, para não correr o risco de interrupções. Diferente das séries ou filmes, que têm tiro curto, geralmente as novelas, com mais de seus cento e tantos capítulos, sempre exigem necessárias correções em seu desenvolvimento. “Um Lugar ao Sol”, da Globo, é o exemplo mais recente. Depois de um começo muito bom, até surpreendente, a história foi se desmanchando no meio do caminho, porque não houve a possibilidade de alinhar o sentido de vários personagens. A nossa dramaturgia foi construída com maneiras e ferramentas muito próprias, mas a chance de mexer ou alterar um rumo qualquer, não deve jamais deixar de existir. A possibilidade de intervir e reparar tem que acontecer o tempo todo.

TV TUDO NOME NOVO - Por causa de uma notificação da TV Cultura, a TV Jovem Pan deixou de usar “Entrelinhas”, como título do programa do Adalberto Piotto. De um dia para outro, sem maiores explicações, mudou para “Prós e Contras”. E vamos que vamos. A PROPÓSITO - Ontem, segunda, dia que a CNN Brasil estreou a sua nova programação, Virgílio Dias, diretor de redação da JP, distribuiu uma cópia da grade da concorrente e pediu atenção na passagem de programas. “Vamos ficar atentos na entrega. Separar algo interessante” para não perder o ritmo no final, apelou.

“DONO” DO JÔ - Um toque aqui no particular: Willen Van Weerelt, diretor do Jô Soares, desde o “Viva o Gordo”, depois “Veja o Gordo”, saída para o SBT e na volta a Globo, é o entrevistado do “Programa de Todos os Programas”. Nesta terça, 18h, ao vivo, no Youtube e redes sociais do R7.

ACONTECE - Repórter da GloboNews entrou, ao vivo, para informar sobre a falta de energia nas regiões do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. O problema foi na hora de falar Jacarepaguá. De Jacarepagá a Jaraquabá, teve de tudo. O certo não saiu, mas foi assim mesmo. MUNDO MUDOU - A partir de agora, diferentemente do que aconteceu até o ano passado, a TV Conmebol passará a pagar cachê para os contratados do BandSports que trabalharem nas transmissões dos seus jogos. Nada mais justo.

FÉRIAS - Carolina Ferraz apresentou o último “Domingo Espetacular” e saiu de férias na Record. Nos próximos 15 dias, entenda-se dois finais de semana, será substituída por Patrícia Costa. VARIEDADES - Débora Selanne, que foi miss Campinas e modelo de várias agências, está apresentando o “Band Mulher”, programa local, diário das 13h às 14h. De arquitetura, decoração a como cuidar de seu pet, tem de tudo um pouco.

TELEGRAMA - Que o Faustão dá clique, ele dá. Dá barulho? Dá também. Falar do seu programa é sempre um prato cheio, porque acaba resolvendo o problema de várias pessoas. No entanto, convém esclarecer que passa ou até começa por ele, Fausto, o trabalho que a Band tem procurado desenvolver para sacramentar este seu novo caminho. É isso que está sendo feito.

PASSANDO A LIMPO - Enganos foram cometidos no registro da morte de Lygia Fagundes Telles neste último final de semana. O romance “Ciranda de Pedra” foi, inicialmente, adaptado para a televisão por Teixeira Filho e Alcides Nogueira na segunda versão. Nunca por Janete Clair. REDE DIVIDIDA - Hoje tem “Libertadores da América” no SBT, com jogos das duas maiores torcidas brasileiras. Uma parte das suas emissoras vai mostrar Always Ready e Corinthians, enquanto a outra Sporting Cristal e Flamengo.

CINEMA - Atualmente gravando “Todas as Garotas em Mim”, da Record, a atriz Bianca Palheiras será a protagonista de um novo filme do diretor Ajax Camacho, que também atua na série. Bianca é uma golpista em uma trama cheia de suspense, amor e morte, escrita por Ingrid Zavarezzi. Filmagens em Cuba.

BATE – REBATE • Ainda em recuperação da cirurgia na coluna, mas já observando bom avanço no tratamento, Paulo Amigão Soares vai voltar ao seu trabalho na ESPN ainda nesta primeira quinzena de abril. • Globoplay anuncia para o dia 28 a estreia da segunda temporada de “Desalma”. • Começaram nesta última segunda-feira, as gravações da nova temporada de “As Five”. • Impressionante: nesta quarta, no programa “Quilos Mortais” da Record será apresentada a história de Angel... • ... É uma americana do Texas, de 42 anos, que pesa 260 quilos. • A vida do novo Encrenca, na Rede TV!, continua bastante complicada. Neste último domingo, deu apenas 1,2 ponto na Grande São Paulo.. • ... Enquanto isso, o concorrente Perrengue, da Band, marcou 3,8 pontos. • Última forma: só na próxima sexta-feira, Leonor Correa terá uma reunião com a direção da Band, para traçar os rumos da teledramaturgia... • ... Por enquanto, só troca de mensagens e desejo de iniciar os trabalhos muito em breve.

C´EST FINI Se já não bastassem os recentes problemas, com denúncias, demissões e outros do gênero, a área de elenco da Globo atravessa uma nova tempestade, provocada por um profissional desse departamento. A figura em questão é acusada de privilegiar a “turma” em escalações, revoltando até mesmo nomes famosos da casa. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!