10/05/2022 as 10:14

FLÁVIO RICCO

Já passou da hora da TV e do Ibope sentarem para uma conversa

De A a Z, as reclamações são de todos, porque algo completamente inexplicável, pelo menos até agora, acabou acontecendo: caiu a audiência de todo mundo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Já passou da hora da TV e do Ibope sentarem para uma conversa

A coluna tem, já há algum tempo, batido na mesma tecla e do jeito que tudo caminha, passou até da hora de uma necessária conversa entre o Kantar Ibope e as emissoras de TV, convencionais e pagas, para devidas explicações e necessário entendimento. A situação está bem estranha e ficou assim, algo que já foi dito e repetido aqui, após o início da medição do streaming. De A a Z, as reclamações são de todos, porque algo completamente inexplicável, pelo menos até agora, acabou acontecendo: caiu a audiência de todo mundo.

Como pode isso? De novidade mesmo, só a medição, uma vez que o streaming está aí há mais de dez anos. Por que só agora, após o início da aferição, essa misteriosa queda veio a acontecer? É isso que precisa ser explicado. E, ao mesmo tempo, claro, ampliar os seus números de medição. Não é possível mais trabalhar com uma base tão insuficiente de people meters. Explicações e medidas que também devem ser tomadas com a maior urgência possível. A sensação que se tem é que as TVs pagam caro por um serviço que está se mostrando antiquado. Nunca devemos esquecer e não levar em consideração que os interesses são muitos e envolvem sempre enormes fortunas.

TV TUDO QUESTÃO DO MOMENTO - Se alguém do Ibope procurar Amauri Soares (Globo), Marcelo Caetano (Record), Murilo Fraga (SBT) e Antonio Zimmerle (Band), entre outros craques em programação, irá verificar que estão todos com as mesmas dúvidas e questionamentos. E tudo porque a medição do streaming veio a acontecer no momento errado. POR QUE ISSO? - O Ibope deveria ter buscado uma melhor ocasião para o início da medição do streaming. Mas não. Foi escolher a pior hora, durante a pandemia, no instante em que a produção da TV acabou se fragilizando. AÍ VEM

A QUESTÃO - Esta queda de agora se deu por que a televisão esteve impedida de atender o seu telespectador, por algum tempo, da melhor forma possível? Ou foi por que o Ibope acoplou um aparelho ao people meter e algum problema na leitura passou a ocorrer? É isso que precisa ser esclarecido, de forma definitiva, para todos.

CRONOGRAMA - “A Ingratidão”, atual temporada de “Reis”, na Record, ainda tem muita gravação pela frente. Segundo o seu pessoal, os trabalhos só deverão ser encerrados em julho.

O QUE É ISSO? - A GloboNews precisou explicar, ao vivo, o motivo de ter transmitido o discurso da candidatura do Lula. Quando um canal de notícias, com mais de 20 anos de serviços, precisa reforçar que está fazendo jornalismo, tem alguma coisa errada.

BASE - Depois de passagens por Florianópolis e Gramado, as gravações da série “Todas as Garotas em Mim” agora se concentram atualmente no Complexo de Paulínia, São Paulo. Estreia prevista para junho na Record. STREAMING - Kizi Vaz, a Kamesha em “Gênesis”, integra o elenco de “Vai Dar Nada”, que vem a ser o primeiro filme original da Paramount + produzido no Brasil. É uma comédia escrita por Guel Arraes e Jorge Furtado, que também faz a direção. Estreia dia 18, com Cauê Campos, Jéssica Barbosa, Katiuscia Canoro e Rafael Infante também no seu elenco.

VIVA RECIFE - Larissa Manoela, de “Além da Ilusão”, aproveitou uma folga nas gravações para curtir o festival Viva Recife, sábado, na Marina da Glória, Rio. E ao som dos grandes sucessos de Lenine, Alceu Valença e Duda Beat. Em tempo: “Além da Ilusão” chegará ao fim em 19 de agosto.

DIFERENÇA - A televisão, domingo, mostrou como o futebol mudou. De manhã, na Band, jogo do alemão, mesmo com campeonato decidido, estádio cheio, uma festa, inclusive, com bandeiras. A Globo, na tarde do mesmo dia, para algumas regiões mostrou o histórico clássico campineiro Guarani e Ponte. Jogo xoxo, sem graça, uma torcida só. Decadência, em todos os sentidos.

PONTO POSITIVO - A “Pracinha”, do SBT, teve um ponto bastante positivo no trato dos personagens que, originalmente, sempre tiveram muita relação com sensualidade ou sexualidade. Por exemplo, o Zé Bonitinho. Não deixou de ser o Zé Bonitinho, mas com um comportamento apropriado para a ocasião. Diferente do adulto.

TEM DATA - O canal Lifetime marcou para agosto a estreia da série internacional “Amores que enganam”. Este trabalho tem a participação da produtora Casablanca e dos atores Duda Nagle e Sophia Abrahão, que recentemente gravaram suas cenas no México.

CONTRATAÇÃO - A NETFÉ.TV, serviço de streaming voltado ao público cristão do Brasil, acertou a contratação do ator, comediante, pastor e influenciador digital, Daniel Araújo, criador do personagem Paxtorzão, fenômeno entre o público cristão na internet. Ele comanda aos domingos, às 23h, o programa “Depois do Culto” no YouTube, com vídeos divertidos, que acumula mais de 100 milhões de visualizações.

BATE – REBATE • Alinne Prado deixou o “TV Fama” por causa do “Bom Dia Você”... • ... Marcelo Zangrandi, seu companheiro de programa, vai fazer a mesma coisa... • ... Ele deve se dedicar a um novo projeto, na área de games, ao lado de Victor Rodrigues Coelho, Mionzinho. • Sobre o “TV Fama” ainda, Ana Paula Renault é vista como um grande nome para sua nova fase... • ... Mas joga contra ela os processos na justiça que envolvem Sonia Abrão e Sikêra Jr... • ... Não sendo possível conciliar e baixar os serviços da pombinha da paz, Érika Schneider é o outro nome na disputa. • O filme “Águas Selvagens” estreia nesta próxima quinta-feira. Mayana Neiva é uma das protagonistas. • Alguns dão como certa a volta de Marco Túlio à Rede TV!, após a sua saída da TV Jovem Pan. • Por m, não custa lembrar de novo: hoje tem Patrícia Abravanel no “Programa de Todos os Programas” nas redes digitais do R7. • “Operação Cupido”, novo programa da Luciana Gimenez na Rede TV!, estreia sábado, às 18h30. • Aconselhado pelo também ator Nelson Freitas, Raul Gazolla realizou no m de semana um transplante capilar na Clínica Istambul Brasil, na Barra da Tijuca, Rio.

C´EST FINI Também formado em psicologia e ator de musicais, Frederico Reuter entra para o elenco da segunda temporada da série “O Coro: Sucesso, aqui vou eu”, do Disney+, em gravação. Em paralelo às gravações, Reuter está em cartaz em São Paulo, no Teatro Claro, com a comédia “A Mentira”, contracenando com Danielle Winits, Alessandra Verney e Miguel Falabella. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!