25/05/2022 as 11:33

FLÁVIO RICCO

Futuro do streaming no Brasil requer cuidados e peculiaridades

Sobre os players de streaming, mesmo antes da pandemia e seus efeitos, já se discutia para quantos serviços há espaço

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Futuro do streaming no Brasil requer cuidados e peculiaridades

Sobre os players de streaming, mesmo antes da pandemia e seus efeitos, já se discutia para quantos serviços há espaço. Temos um mercado propício, sem dúvida, mas que até pela questão do preço, certamente não poderá acolher a todos. Aqui no nosso caso, em particular, ainda está bem longe de ser incluído na “cesta básica” da grande maioria das pessoas. Na lista das principais necessidades. Por outra, e de acordo com pesquisas que já foram realizadas junto ao público, no Brasil toda uma cultura foi formada a partir do cinema e das próprias novelas, que tornam possível ao consumidor ter sempre uma história completa, com começo, meio e fim. Algo que o streaming até agora não consegue fazer. A impossibilidade de, na maioria dos casos, não se ter todos os episódios disponibilizados de uma vez e em muitas situações nem mesmo haver a certeza da continuidade, é algo que acaba jogando contra os nossos princípios. E que também não deve agradar a ninguém de forma geral. Considerações que possivelmente foram levadas em conta pela HBO Max, com Monica Albuquerque e Silvio de Abreu, ao optar pela realização das telesséries, que podem ser definidas como uma série completa ou uma novela menor, com possibilidades mais amplas de atender o que o mercado deseja receber.

TV TUDO NÃO POR ACASO - Por aí também se consegue entender a iniciativa da Globo em colocar “Olho por Olho”, do João Emanuel Carneiro, no Globoplay. Não mais como uma novela das 21h e só com 85 capítulos. Sem dúvida, algo que já é muito mais que uma experiência.

POR OUTRA TAMBÉM - “Reis”, da Record, também entendeu-se que ela deveria ser uma série, como de fato vem acontecendo. Dividida em vários episódios, todos têm princípio, meio e fim. Pode passar por essas iniciativas o começo de uma mudança importante.

OUTRO ASSUNTO - Maria Ribeiro foi a convidada do “Rock a Três”, da Kiss FM, programa apresentado por Mônica Apor e Daniela Scatolin. Perguntada sobre a possibilidade de Jade Picon vir a fazer a novela da Glória Perez, disse que sem problema nenhum isso pode acontecer. Acha de uma violência enorme alguém tentar impedir.

NO EMBALO - Aliás, em se tratando de Mônica Apor, também já é possível adiantar que o seu retorno à Rede TV! está muito próximo de acontecer. Entre as novidades que serão apresentadas, ela será a nova repórter especial do “TV Fama”.

HORÁRIO ESCOLHIDO - “Nóis na Firma”, novo programa de humor da Band, será levado ao ar aos sábados, depois do jornal, às 20h30. Só não tem ainda data de estreia. Entre o que foi gravado até agora, Moacyr Franco se destaca com dois personagens. Marcelo Médici também está muito bem.

A PROPÓSITO - Já foi falado aqui que a Band não tem planos de fazer a sua dramaturgia avançar ainda este ano. Talvez no próximo ou até no outro. Mas existe a possibilidade de exibir uma série do Ronald Golias, “Bronco”, com 150 capítulos remasterizados.

NOVA SÉRIE - Larissa Ferrara foi a escolhida para viver Adenair, mulher de Chitãozinho (Rodrigo Simas), na série “As Aventuras de José e Durval”, produção da Globoplay. A atriz é uma aposta do diretor Hugo Prata e foi descoberta nos palcos paulistanos, mas já possui alguns trabalhos – série “Contos do Edgar”, filme “Todas as Razões para esquecer” e a webserie “Nós”.

PROIBIDA A ENTRADA - As obras do novo estúdio do SBT na Anhanguera, o de número 9, maior que os outros oito já existentes, (seguem) em ritmo bem acelerado. A informação é que será destinado para a realização de programas especiais e realities shows, inclusive com estruturas próprias para captação, piscina e um campo de provas. Só deverá estar completamente concluído no começo de 2023.

TEMPESTADE EM COPO D´ÁGUA - O mundo está muito chato. Domingo, na Fórmula 1, o narrador Sérgio Maurício brincou internamente com alguém no estúdio da Band. Como estava microfonado, o que ele disse vazou. Não deveria, mas também não foi nada demais. Algo muito comum entre torcedores. O problema é que nem com amigos há mais espaço para zoar ou fazer provocações, que logo alguém grava e espalha. Um mimimi daqueles.

AGORA VEM CÁ - Tudo bem, o flamenguista e o próprio clube ficarem aborrecidos com a brincadeira do Sérgio Maurício. Poderia ter evitado. Numa dessas, como botafoguense juramentado, tomará mais cuidado uma próxima vez, inclusive com quem está ao seu lado. Aliás, como classificar o cidadão que gravou e espalhou? Ele cumpriu um serviço para a humanidade ou foi simplesmente um traíra?

BATE – REBATE • A escalação de Isabel Teixeira para viver Maria Bruaca em “Pantanal” foi mais um dos muitos acertos do diretor Rogério Gomes, o Papinha, hoje fora da Globo... • ... Muita gente só está conhecendo agora o trabalho dessa atriz, que brilhou no capítulo de segunda-feira, ao lado de Murilo Benício... • ... Isabel, porém, tem registros na TV, cinema e streaming, e até direção, mas o seu forte é mesmo o teatro, com mais de 20 produções em cena. • Humberto Martins, que mora nos Estados Unidos, encontra-se no Brasil para compromissos prossionais... • ... O ator segue para o Rio Grande do Sul, onde vai rodar cenas do lme “Barão Hirsch – O Judeu de Quatro Irmãos”, do diretor Osnei Lima... • ... Bel Kutner, que é de ascendência judaica e lha dos atores Paulo José e Dina Sfat, também está no elenco. • O jornalista Luiz Erlanger, inteiramente recuperado da Covid, já presta serviços na Band, com base no Rio de Janeiro. • CNN Brasil comunicou ontem o seu novo posicionamento da marca: “CNN Brasil, você por dentro de tudo”. • O Sony Channel anunciou ontem a produção do novo reality show de empreendedorismo, “Self-Made Brasil”, formato da Moonshot Pictures... • ... E que já tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano. • Adriana Silva “Dida”, VP e Diretora Geral da Floresta, produtora da Sony no Brasil, apresentou na recente L.A. Screenings três produções em parceria com o Grupo Globo... • ...Uma delas, a ainda inédita “Rio Connection”, com Marina Ruy Barbosa, falada em inglês... • ...”O Dono do Lar” e “Túnel do Amor” também integram a lista.

C´EST FINI Ex-jogador e comentarista de Globo/SporTV, Grafite também vai atacar de ator na série “O Jogo que Mudou a História”, produção do Afroreggae para a Globoplay, já em suas primeiras gravações. Vários ex-craques e colegas como Ana Thaís Mattos estão incentivando Grafite nesse novo desafio da carreira. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!