02/08/2022 as 09:32

FLÁVIO RICCO

Presta atenção e brigas no ar estão cada dia mais frequentes

Desagradável. Faltou respeito com o ouvinte. Uma lição

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Presta atenção e brigas no ar estão cada dia mais frequentes

No ano de mil novecentos e antigamente, trabalhando na rádio Marconi, que nem existe mais, repórter atrás do gol, rotina abandonada no tempo, a dois metros do lance enxerguei o lateral do XV de Piracicaba derrubar o ponta Vaguinho, do Corinthians, na entrada da área. Chamado pelo narrador, Mário Garcia, acusei o pênalti. E, no mesmo momento, o comentarista escalado, no alto da cabine, a uns 30 metros do lance, com seu “fundo de garrafa”, discordou violentamente. E como teve o troco, virou briga de rua.

Desagradável. Faltou respeito com o ouvinte. Uma lição. Tempo passou. Ainda recentemente, porque usou um termo considerado racista, denegrir, a correspondente da GloboNews em Nova York, Carolina Cimenti, tomou um presta atenção do apresentador Marcelo Cosme. Por que essa saia justa no ar? Se fosse alertada no intervalo, ela certamente pediria desculpas do mesmo jeito, como de fato pediu e o mal-estar seria evitado. A mesma coisa se repetiu, agora, há poucos dias na CNN Brasil. O apresentador e repórter Evandro Cini chamou a atenção de um comentarista, também pelo uso do termo denegrir. Outra situação constrangedora. Vale lembrar que roupa suja se lava em casa. Destemperanças no rádio e na TV, muito melhor, nos bastidores.


TEMPORADA - Amanhã, quarta-feira, a Netflix vai disponibilizar a segunda temporada de “Bom Dia, Verônica”, série policial protagonizada por Tainá Muller. Desta vez, ela vai investigar um líder religioso acima de qualquer suspeita, interpretado por Reynaldo Gianecchini. Elisa Volpato e Klara Castanho são outros destaques.

TORCIDAS DIVIDIDAS - No futebol esta será uma terça-feira diferente na TV, com a Libertadores da América. O SBT, na aberta, com Téo José, vai fazer Corinthians e Flamengo, jogo das duas maiores torcidas brasileiras. Na semana que vem, a volta do Maracanã.

E AMANHÃ... - Na ESPN, também às 21h30, bola rolando para Atlético MG e Pameiras, direto do Mineirão, pela mesma competição. Narração de Paulo Andrade. A TV Conmobol também vai fazer os dois jogos.

BEM CASADO - A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e está quase toda localizada na região Nordeste do país. E para o dia 19 está marcada a exibição de um “Globo Repórter” destacando a vegetação. Não por acaso, no dia 22, tem a estreia da novela “Mar do Sertão”, em mais uma tabelinha do jornalismo com o entretenimento.

APOIO IMPORTANTE - Para chamar ainda mais atenção do público para a nova edição do “Criança Esperança”, marcada para dia 15, a Globo vai envolver diretamente alguns dos seus principais programas na campanha. Assim, a ancoragem de “Altas Horas”, “Domingão com Huck” – último bloco e “Encontro com Patrícia Poeta” será feita do “Mesão da Esperança”, local em que famosos atendem ligações do público.

ESPECIAL - Ontem foi a vez de Carlos Alberto de Nóbrega, número 1 da “Praça”, gravar participação no especial “Dia dos Pais”, que o SBT vai exibir no dia 12. Apresentação de Carla Vilhena e direção de Janaína Pepe.

BOLA PINGANDO - Aqui, desde o começo, foi falado do interesse do SBT em produzir o “Hotel das Celebridades”, projeto do argentino Diego Guebel. Alguns diretores até foram a Buenos Aires ver de perto o funcionamento de tudo.

CASCA DE BANANA - É que como ainda não tem nada assinado, está tudo na vontade de fazer, não será nenhuma surpresa se o programa, aqui no Brasil, seguir outro endereço. Uma possibilidade que não pode ser descartada.

TALENTO - Olha esse encontro registrado pelo ator Julio Andrade! Isabel Teixeira e Angela Leal, as Bruacas da novela “Pantanal”.

MOVIMENTO - A formação de pools entre várias empresas de comunicação para a realização de debates é sempre uma saída. Não tem nada de novo. Em 1989 já foi assim. A diferença, desta vez, com essa junção de forças, algumas até com linhas diferentes, é uma forma de querer convencer os dois candidatos que aparecem melhor nas pesquisas. Ainda assim, confirmação mesmo, ninguém tem. É ASSIM - Ontem, Eri Johnson anunciou a sua saída do “Bom Dia Você”, de todas as manhãs, na Rede TV!. Decidiu tomar um caminho diferente e se empenhar totalmente num programa de auditório que pretende lançar. Isso é uma coisa...

A OUTRA... - É que nem a continuidade do “Bom Dia Você” pode ser assegurada. A informação que circula nos próprios interiores da Rede TV! é que o programa está com os dias contados porque não se paga. TEATRO - Para interpretar a rainha da Escócia no espetáculo “Mary Stuart”, que estreia dia 19 no Teatro do Sesi-SP, Virginia Cavendish submeteu-se a uma sessão de maquiagem artística especial com o caracterizador e criador de personagens Pietro Schlager. Como recurso para tirar o molde da cabeça e do rosto da personagem principal da peça, ele lançou mão de uma técnica avançada, usando silicone. Mary Stuart é decapitada.

BATE – REBATE • Na dramaturgia do SBT, porque houve pressão do elenco, o uso de máscaras voltou a ser obrigatório. • O uso indevido de uma imagem valeu bronca por escrito no departamento de esportes da Band... • ... Era de uma TV e creditaram outra. • A Newco - BandSports, Terra Viva e companhia bela - acaba de anunciar parceria com a Watch Brasil... • ... Esta que será a nova plataforma de streaming do grupo. • Por enquanto, está tudo certo para Dani Calabresa continuar à frente do CAT no próximo “BBB”... • ... Será um contrato por obra, porque ela não tem mais vínculo fixo com a casa. • O elenco da próxima “Fazenda” começa a ganhar forma nos próximos dias... • ... O que se sabe é que a produção está trabalhando com uma lista de mais de cem nomes... • ... Fala-se até na volta de alguns fazendeiros. Ou fazendeiras. • Uma correção: Nego Ney é o nome artístico de Arthur Ferreira da Silva, que estará no filme “A Festa de Léo”. C´EST FINI Sérgio Mallandro, atualmente no “Dez ou Mil” do programa do Ratinho, vai retornar ao palco do Teatro J. Safra, em São Paulo, com o show “Um Mallandro na Quarentena!”. Apresentações a partir de 24 de setembro. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!