20/11/2018 as 13:57

EM SERGIPE

Vendas de veículos aumentaram 16,6%

Foram vendidos em todo o estado 1.524 unidades, em outubro deste ano

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Vendas de veículos aumentaram 16,6%Foto: Divulgação

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), indicou que as vendas de veículos novos no estado totalizaram 1.524 unidades, em outubro deste ano.

O número de veículos novos aqui referido, diz respeito à soma dos montantes de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados, pela primeira vez, no período em análise. O primeiro emplacamento do veículo é considerado como venda, por causa do prazo estabelecido em lei para isto. Ou seja, o prazo é de 15 (quinze) dias consecutivos após a data de saída do veículo da loja, localizada no estado.

Em termos relativos, verificou-se um aumento de 0,3%, em relação às vendas de outubro do ano passado. No comparativo com o mês imediatamente anterior, setembro último, registrou uma expansão de 16,6%.

No acumulado do ano (janeiro a outubro), as vendas totalizaram 13.475 unidades, registrando queda de 1,1% sobre o mesmo período do ano passado.

Vendas por segmento em Outubro/2018

As vendas de automóveis e comerciais leves chegaram a 1.466 unidades, apresentando um decréscimo de 0,5%, em relação a outubro de 2017. Quando comparado com o mês imediatamente anterior, setembro último, notou-se uma expansão de 19,7%. Nos dez primeiros meses do ano corrente, as vendas nesse segmento recuaram 2,3%, em relação ao mesmo intervalo de 2017.

Entre os veículos pesados, o segmento de caminhões registrou a comercialização de 51 unidades, no mês analisado. De janeiro a outubro deste ano, o segmento teve um aumento de 50,6% nas vendas quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Por sua vez, o segmento de ônibus comercializou sete unidades no mês de outubro último, apresentando queda nas vendas de 70,8% quando comparado ao mês anterior (setembro/2018). No ano (de janeiro a outubro), as vendas de ônibus totalizaram 79 unidades.

Outros segmentos em Outubro/2018

As vendas e o licenciamento de ciclomotores, motocicletas e motonetas, a partir de 50 cilindradas, de acordo com a Lei 13.154/2015, somaram 1.330 unidades, no mês em análise, assinalando um aumento de 27,2% na comparação com o mês de outubro do ano passado. Já em relação ao último mês de setembro, houve acréscimo de 19,9%. No acumulado do ano, entre janeiro e outubro, foram vendidas 11.596 unidades.

Fonte: FIES