26/07/2019 as 14:52

MORTES NO TRÂNSITO

Aracaju apresenta queda no número de óbitos de motociclistas no trânsito, segundo SMTT

Dia 27 de julho é dia do motociclista

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O dia 27 de julho é tradicionalmente dedicado ao motociclista. Aproveitando a data, a Prefeitura de Aracaju divulga novos números que demonstram uma redução de 30% dos óbitos causados por acidentes de trânsito envolvendo condutores de ciclomotores, motocicletas e motonetas na capital. O dado obtido pelo Núcleo de Estatística da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), junto com a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e o Instituto Médico Legal (IML), revela que, no primeiro semestre de 2018, foram registrados 13 óbitos, enquanto que no mesmo período deste ano, apenas nove. 

Além da redução dos óbitos, a SMTT também registrou uma redução de 6% no número de acidentes com vítimas não fatais. Nos primeiros seis meses de 2018, foram 474 acidentes envolvendo motociclistas, contra 441 em 2019. 

O diretor de Trânsito da SMTT Thiago Alcântara destaca o trabalho de educação desenvolvido. “Realizamos ações educativas diariamente, seja em escolas, nas ruas ou em empresas públicas e privadas, com foco em pedestres e condutores. Estamos também sempre ressaltando que as pessoas precisam ser mais conscientes e respeitar a legislação de trânsito para evitar acidentes. A vida sempre em primeiro lugar”, frisa. 

Ao conduzir um ciclomotor, motocicleta ou motoneta é importante tomar alguns cuidados e utilizar os equipamentos de segurança, principalmente, o capacete e calçado fechado ou sandálias que ficam presas nos calcanhares - nunca chinelos ou sandálias de salto alto. O condutor não deve fazer ultrapassagens indevidas, estar sempre visível no trânsito e manter a distância segura, por exemplo.