06/11/2019 as 16:04

FALHA

Chevrolet suspende entregas do Onix Plus após casos de incêndio do modelo

Comunicado interno da GM confirma que o sedã tem uma falha no software de gerenciamento do motor

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em comunicado interno enviado nesta terça-feira, 5, à rede concessionária, a Chevrolet determinou a suspensão das entregas aos clientes compradores do novo Onix Plus devido ao risco de incêndio do modelo, lançado no Brasil em setembro.

A decisão da montadora surge menos de uma semana após a divulgação de fotos e de um vídeo nas redes sociais em que uma unidade do Onix Plus aparece em chamas numa estrada próxima ao município de Mirador, no Maranhão, no último dia 30. No início de setembro, outro Onix Plus foi flagrado pegando fogo no pátio da fábrica da BM em Gravataí (RS), onde o sedã é fabricado.

Confira o comunicado interno da GM:

Conforme o documento da montadora obtido e publicado por duas das principais revistas automotivas do país, "em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, condições combinadas pouco prováveis, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos (luz do motor)".

O comunicado informa ainda que, "uma versão atualizada do software de gerenciamento do motor será disponibilizada à Rede Concessionária, eliminando o risco".

Recall a caminho

O ofício da GM também esclarece que os clientes do Onix Plus, que já receberam o sedã, serão convocados para um recall de atualização do software. No entanto, a data da convocação ainda não foi anunciada. Até lá, a Chevrolet garante que oferecerá gratuitamente carros alugados aos clientes, pelo tempo que for necessário.

Vale frisar que, até o momento, a Chevrolet não veio a público para se pronunciar tanto sobre os incêndios do Onix Plus ou mesmo a respeito da realização do recall, já antecipado aos gestores das concessionárias da marca.

| Fonte: Igor Veiga/Site O Tempo