20/07/2021 as 09:03

SEGURANÇA

Saber como usar o cinto de segurança é muito importante

Não saber utilizar o cinto corretamente, fará que a capacidade que o cinto tem para proteger aos ocupantes do veículo não seja eficiente

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Todas as pessoas que dirigem carros Ford seminovos ou qualquer outro tipo de veículos, devem estar cientes da importância do uso do cinto de segurança quando o veículo está em movimento. Não saber utilizar o cinto corretamente, fará que a capacidade que o cinto tem para proteger aos ocupantes do veículo não seja eficiente.

Hoje em dia todos os veículos novos e até veículos como os Ford seminovos, possuem cintos de segurança eficientes, com alças para os ombros. No entanto, não são comparáveis com os cintos de um avião, por exemplo, onde os passageiros devem ajustá-los ao longo do tronco obrigatoriamente.

No caso das crianças, dependendo da idade, se forem pequenas, deverão viajar sentadas em uma cadeira especial para elas, também com cinto de segurança. Tudo isso, para que qualquer imprevisto proteja a todos. Portanto, saber como usar corretamente o cinto de segurança em carros da Ford seminovos e em todos os veículos que existem no mercado automobilístico, poderá literalmente salvar a vida de todos os ocupantes do veículo.

Aprendendo as formas corretas de usar o cinto de segurança

Para poder viajar com total segurança, é importante levar em consideração às seguintes dicas, que são válidas tanto para picapes, como para 4x4, veículos compactos e seminovos Ford:

Prender o cinto de segurança com alças para os ombros
Em primeiro lugar, coloque o banco na posição vertical, porque o cinto acaba não sendo tão eficiente se o banco estiver reclinado para trás. Procure que o banco esteja em um angulo de 90 graus aproximadamente, para você ficar bem reto.

Afaste o banco do painel, porque quanto maior a distância com o painel, mais segurança para o motorista ou o carona em caso de uma batida. Sendo o motorista, verifique a sua visibilidade, tanto através de todas as janelas como por cima do volante. Isso é fundamental para uma direção segura.

Se você for uma pessoa de baixa altura, utilize então uma almofada especial, para poder ajustar a sua altura diante do volante e conseguir a visibilidade certa para dirigir com segurança. Nunca use qualquer outra coisa que não seja a almofada especialmente criada para isso, pois outras coisas poderiam deslizar-se, tirando a sua atenção do trânsito e provocando um acidente. 

Fique sentado na posição vertical, apoiando bem as costas no encosto do banco. Você deve evitar que haja espaço entre o centro dos seus ombros e o banco, porque só assim você conseguirá que o cinto de segurança esteja perfeitamente preso e ajustado para manter você no seu lugar se houver uma batida. Caso contrário, você correrá o risco de sofrer graves lesões.


Ajuste bem o encosto para a cabeça, que foi criado para evitar que a cabeça vá para trás se houver um acidente ou freada brusca, evitando assim qualquer problema grave com a coluna cervical. Você deverá posicionar o encosto para que fique nivelado com a parte superior das suas orelhas. O que você não deverá fazer é encostar a sua cabeça literalmente no encosto enquanto estiver dirigindo ou viajando no veículo como passageiro.

Posicione a alça para os ombros ao longo do peito, nunca por baixo do seu braço. E a alça inferior deve ir ao longo dos quadris, evitando posicioná-la sobre o abdômen. O cinto deve ficar bem ajustado e, no caso de uma grávida, deve ir por baixo da barriga, para evitar danos ao feto.


O uso do cinto de segurança no mundo

Você pode adquirir toda a informação pertinente sobre o uso do cinto de segurança em uma concessionária Ford seminovos, por exemplo, ou também na internet. No entanto, é fundamental cumprir com esse uso, pensando sempre na sua segurança e na segurança das pessoas que viagem no seu veículo.

Na maioria dos países ao redor do mundo é obrigatório por lei o uso do cinto de segurança e se você for pego dirigindo sem ele, com certeza receberá uma multa importante! Lembre-se que o cinto de segurança foi criado com o intuito de proteger aos ocupantes dos veículos diante de algum acidente, evitando que o acidente acabe sendo fatal.