25/11/2021 as 08:57

VEÍCULOS

Aprendendo algumas técnicas avançadas de direção

Assimilar tudo o que for aprendido durante as aulas de direção leva um tempo, principalmente se você não tiver ainda um carro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Se você tiver um carro e gostar de dirigir, mas não tem muita experiência na técnica de condução de veículos, sejam eles Renault seminovos ou qualquer outro modelo de carro, vale a pena aprender algumas técnicas muito úteis. Afinal, todo mundo quer dirigir bem, mas principalmente, curtir a viagem de maneira tranquila e segura.

Assimilar tudo o que for aprendido durante as aulas de direção leva um tempo, principalmente se você não tiver ainda um carro em casa para praticar com algum familiar ou amigo. Sempre é mais efetivo ter um dos Renault seminovos, por exemplo, para adquirir experiência ao volante. De qualquer forma, as técnicas de direção podem ser apuradas em todo tipo de veículo. O importante é estar atento e sentir confiança. Nada é difícil ou complicado, é só questão de prática!

Dominar as seguintes técnicas:
a. Estacionar em paralelo.
Essa técnica e importante na hora de ter que retroceder em um espaço complicado do estacionamento. Mas há truques: o processo leva 3 tempos. Você deve recuar até que a luz traseira do carro em paralelo ao seu (aquele que ficará na sua frente
quando estiver estacionado) esteja no meio da porta traseira. Posteriormente mexa a roda para a direita e continue recuando até a luz traseira chegar ao início da sua porta da frente. Agora vire novamente a roda para ficar direita. Se olhar para o espelho, conseguirá ver um ângulo de 45° parecido com um triângulo. Siga esse triângulo até ele sumir e depois vire a roda para a esquerda, voltando para o seu lugar. Agora é só endireitar a roda e entrar no espaço!

b. Entrar no trânsito pesado. A entrada numa rodovia pode ser algo complicado, principalmente se houver muito tráfego. O importante é acelerar o suficiente e determinar se está dirigindo o suficientemente rápido para poder entrar em segurança entre dois veículos.

c. Dirigir em subida.
É realmente desafiante. Mas seguindo está técnica, acabará sendo algo simples de se fazer: O segredo é baixar para uma marcha mais baixa para que as rodas tenham mais potência e você possa controlar a velocidade. Mesmo que o veículo tenha uma caixa de câmbio manual, diminuir a marcha manualmente é melhor tanto para a condução em subida como em descida.

d. Poupar combustível.
É necessário dirigir de maneira inteligente. Portanto: evite dirigir perto de outro carro, tendo que pisar no freio constantemente. Frear e acelerar o tempo todo exige mais gasto de combustível. Por outro lado, é necessário acelerar bem devagar, caso contrário, queimará combustível e aumentará o desgaste dos pneus. Tente manter uma determinada velocidade, porque desse modo estará utilizando um nível menor de combustível.

Recomendações importantes:
- Use sempre o cinto de segurança, lembre-se que o cinto salva vidas!
- Não use o seu telefone celular nem fones de ouvido, pois isso distrai e acaba
colocando você e os seus acompanhantes em situação de risco.
- Quando quiser fazer uma ultrapassagem, observe que nenhum veículo venha do
lado contrário.
- Lembre-se de diminuir a velocidade antes de virar em uma curva na estrada ou em
uma esquina para entrar em outra rua.
- Evite dirigir usando um calçado com muita sola, porque isso poderia impedir você
de apertar o freio em uma emergência.
- Respeite sempre o limite de velocidade permitido.
- Mantenha uma direção segura. Isso quer dizer: não seja imprudente acelerando de
repente ou freando inesperadamente. Não dirija fazendo ziguezague entre os carros
em uma rodovia. Isso é muito perigoso e pode provocar um acidente muito grave,
até fatal.
- Esteja muito atento e seja cuidadoso na hora de mudar de faixa. Acione a seta antes,
para avisar aos carros que estão atrás de você.
- Use sempre as setas para virar e as luzes curtas quando um carro estiver na sua
frente.
- Obrigue a todos os ocupantes do carro a usarem o cinto de segurança. Não permita
que ninguém viaje sem esse elemento de segurança.
- Proibido beber e conduzir. Se quiser beber um chopinho, por exemplo, deixe o carro
em casa e vá de taxi ou peça para alguém que não bebeu, que dirija o seu carro.