03/02/2022 as 10:07

VENDAS

Variante Ômicrom reduz movimento nas concessionárias

Entre leves e pesados, foram licenciados 126,5 mil veículos em janeiro, queda de 26% sobre o mesmo período de 2021

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Variante Ômicrom reduz movimento nas concessionárias

Ao divulgar os números oficiais do setor nesta quarta-feira, 2, o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., admitiu que o aumento do contágio das pessoas pela variante ômicron tem provocado queda na passagem de clientes pelas concessionárias, assim como também as fortes chuvas que vêm ocorrendo em várias localidades do País.

No cômputo total de veículos leves e pesados, foram registrados 126.486 emplacamentos em janeiro, o que representou expressiva queda de 38,9% sobre dezembro (207.062) e de 26% sobre janeiro de 2021 (171.114). No segmento de automóveis e comerciais leves, com 116,6 mil licenciamentos, as quedas foram de, respectivamente, 39,7% e 28,3%. Já o mercado de caminhões, com 8,5 mil unidades comercializadas no mês passado, registrou retração sobre dezembro, de 29,9%, mas crescimento de 17,3% sobre janeiro de 2021. Além da ômicrom e das chuvas, o presidente da Fenabrave cita outros fatores que teriam influenciado no desempenho do mercado interno: “O resultado é conjuntural, principalmente em função dos baixos estoques das concessionárias em dezembro, da persistente falta de produtos – ainda provocada pela escassez de insumos e componentes – e, também, devido à sazonalidade do período”.

Mas Andreta identifica também outros aspectos prejudiciais às vendas de veículos como a alta nas taxas de juros, que restringiu a aprovação de crédito para financiamentos, e a queda na renda do consumidor motivada pelo aumento da inflação. De positivo, apenas a melhora dos níveis de emprego no País. “Avaliando a sazonalidade, lembro que, em janeiro, a renda familiar fica mais comprometida em função dos impostos e gastos com matrículas e materiais escolares, por exemplo, o que acaba afetando a decisão de compra do consumidor”, avalia o dirigente.