03/11/2022 as 10:58

QUEDA

Mercado de veículos leves tem novo recuo em outubro

No acumulado dos dez meses do ano, o mercado atingiu 1,57 milhão de licenciamentos de automóveis e comerciais leves, recuo de 3% sobre o mesmo período do ano passado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mercado de veículos leves tem novo recuo em outubro

O mercado de veículos leves seguiu derrapando em outubro. Dados preliminares fornecidos por uma fonte do varejo indicam 169,2 mil emplacamentos, o que indica queda próxima de 7% em relação aos números de setembro, que foram na faixa de 181 mil. Em agosto, o melhor mês de 2022, as vendas superaram 194 mil automóveis e comerciais leves. Segundo relatório de análise setorial divulgado nesta terça-feira, 1, pela Bright Consulting, houve queda inclusive na média diária de vendas – foram 20 dias úteis em outubro contra 21 em setembro. Segundo a consultoria, os números de emplacamentos foram de, respectivamente, 8,4 mil e 8,6 mil unidades, ou seja, retração próxima de 2%.

No acumulado dos dez meses do ano, o mercado atingiu 1,57 milhão de licenciamentos de automóveis e comerciais leves, recuo de 3% sobre o mesmo período do ano passado (1,63 milhão). O último trimestre deste ano tende a ser melhor do que os meses outubro a dezembro de 2021 porque o problema de desabastecimento de componentes, principalmente de semicondutores, estava bem mais grave há um ano. A média diária em outubro do ano passado, por exemplo, foi de 7,5 mil unidades. Por causa do feriado de Finados, a Fenabrave só deve divulgar os números oficiais de vendas na próxima quinta- -feira, 3. A Anfavea vai revelar os números todais do setor, incluindo produção e exportações, apenas na terça-feira da próxima semana, 8. A Fiat segue firme na liderança do mercado automotivo brasileiro.

Com 37,4 mil emplacamentos em outubro, equivalentes a 22,1% de participação, acumulou venda de 343,5 mil unidades em 2022, fatia de 21,9%. A Chevrolet aparece em segundo no mês e também no ano, com total de 231,8 mil licenciamentos nos dez meses e participação de 14,8% em 2022. Na sequência do ranking das dez marcas mais vendidas ao longo de janeiro a outubro (veja gráfico abaixo) vêm Volkswagen, Hyundai, Toyota, Jeep, Renault, Honda, Nissan e Peugeot. De acordo com a Bright Consultirg, a participação de vendas diretas voltou a cumprir papel importante para o bom resultado de outubro: “Se até a primeira quinzena as vendas diretas correspondiam a 45% do total, no fim do mês esse número saltou para 51%, mantendo participação acima dos 50% verificada também em agosto e setembro. Nossa previsão para o mercado de leves no ano segue sem alteração, com projeção de 1,97 milhão de emplacamentos”.