04/05/2021 as 11:26

TRÂNSITO

Maio Amarelo: programação tem início em Aracaju

Movimento amplia discussões sobre segurança no trânsito

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Iniciou-se ontem, dia 03, em Aracaju, as ações do Maio Amarelo – um movimento que ocorre em diversas cidades do mundo ao longo do mês com o objetivo de ampliar as discussões sobre segurança no trânsito. Felizmente, a capital sergipana vem registrando queda nos números de ocorrências de trânsito: no primeiro trimestre do ano passado, foram registrados 750 acidentes, 284 vítimas feridas e dez mortes. No mesmo período de 2021, foram 503 acidentes, 251 pessoas feridas e seis óbitos.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), apesar da redução, os números ainda são significativos, por isso ações de conscientização como o Maio Amarelo são importantes.

O tema da programação deste ano é "No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. A equipe da SMTT de Aracaju planejou atividades virtuais e presenciais com o máximo de segurança sanitária devido à pandemia do novo coronavírus.

“Estaremos levando uma mensagem de paz no trânsito à população, respeitando os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde. Com cartazes, reforçaremos a importância da população respeitar as sinalizações e leis de trânsito para reduzirmos ainda mais o número de acidentes e construirmos um trânsito mais seguro para todos”, explica o superintendente da SMTT, Renato Telles.

Programação

A primeira atividade da programação iniciou às 6h30 de ontem, na Avenida Etelvino Alves de Lima, onde a equipe da SMTT fez uma ação de conscientização sobre o respeito às faixas de pedestres. Confira abaixo a programação completa: Hoje, dia 4, haverá uma blitz educativa em frente ao Cemar do Bairro Siqueira Campos. Amanhã, dia 5, haverá blitz educativa no CAPS AD Primavera (Farolândia), às 9h; na quinta, dia 6, às 6h30, será realizada uma ação na faixa de pedestre do Terminal DIA. Na sexta, dia 7, haverá uma palestra sobre e trânsito e segurança no trabalho na sede da Energisa, às 17h30. Na quinta, dia 13, haverá uma ação na faixa de pedestre na Avenida Etelvino Alves de Lima, às 7h. Na sexta, dia 18, e no sábado, dia 20, haverá blitz educativa no Parque da Sementeira, às 7h.

Na segunda-feira, 24, haverá uma homenagem virtual pelo ao Dia do Agente do Trânsito. Na quarta-feira, dia 26, ocorrerá uma ação de conscientização de motociclistas na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Huse, às 6h30. Na sexta, dia 28, haverá uma palestra sobre e trânsito e segurança no trabalho na sede da Energisa, às 17h30. O encerramento ocorre no dia 31 com ação na Avenida Etelvino Alves de Lima, às 6h30.

Sobre o Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento global que ocorre em várias cidades do mundo. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para os altos números de acidentes no trânsito e disseminar boas práticas que o torne mais seguro. Toda a mensagem de conscientização da campanha neste ano é norteada pelo tema "Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito".

|Da equipe JC

||Foto: André Moreira