19/06/2023 as 12:14

DOCUMENTO

Em SE, instituto quer entregar 25 mil carteiras de identidade

População efetua todo o processo, mas não vai buscar o documento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em SE, instituto quer entregar 25 mil carteiras de identidade

Mais de 25 mil carteiras de identidade emitidas se acumulam nas unidades de atendimento do Instituto de Identificação de Sergipe. Os motivos são diversos, mas o principal deles é o simples fato de os cidadãos não retornarem ao local para a retirada do documento.

De acordo com o diretor Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG), Jenilson Gomes, o acúmulo de documentos emitidos nas unidades é um dos motivos no bloqueio dos atendimentos. “Isso tem represado e atrapalhado o atendimento ordinário à população. Porque os documentos ficam lá e nossa equipe precisa tomar conta para garantir a entrega para quem solicitou. Então, independentemente de qualquer coisa, o instituto está expandindo as unidades para garantir que o serviço chegue mais perto do cidadão”, disse o diretor.

Neste próximo sábado, 17, o instituto realizará uma força tarefa de atendimento, que acontecerá na sede, localizada na Rua Porto da Folha, 345, Bairro Getúlio Vargas, das 7h às 17h. “A população tem se queixado do atendimento de forma muito legítima. Por isso teremos esse atendimento no sábado, onde o instituto estará de portas abertas por 12h de atendimento, para garantir que o cidadão consiga realizar a sua emissão de RG”, reitera Jenilson.

Ainda conforme o diretor, a ação contará com a presença do Banco do Estado de Sergipe (Banese), para facilitar o atendimento. “Teremos o correspondente bancário para garantir que o cidadão não precise se deslocar para fazer a emissão e o pagamento da taxa. Ele poderá pagar lá na recepção do Instituto de Identificação”, informou o diretor. “Nossa expectativa é atender de 800 a mil pessoas. Serão dois turnos de trabalho. As senhas serão distribuídas logo no começo do expediente [às 7h] para garantir a tranquilidade da organização do evento”, informou.

Jenilson Gomes ressaltou também que a força-tarefa irá ocorrer durante outras datas que serão divulgadas oportunamente pelo IIWSG. “Em breve divulgaremos as próximas datas, pois será uma ação constante do Instituto de Identificação até a gente resolver essa situação pontual em que os cidadãos não tem conseguido obter sua carteira de identidade na capital e na Grande Aracaju”, acrescentou.

Entrega de RGs Sobre o represamento que foi identificado pelo IIWSG, o diretor Jenilson Gomes explicou que a situação envolveu mudanças internas e externas com relação à legislação que dispõe do novo modelo de carteira de identidade nacional. “Em razão do lançamento da nova carteira de identidade, o instituto estava pronto para emitir a nova carteira de identidade, mas, por motivo de legislação, tivemos que adiar para o segundo semestre”, iniciou. Diante da situação, conforme Jenilson Gomes, houve um novo esforço para a normalização da entrega das carteiras de identidade em Sergipe. “A SSP e o Governo do Estado uniram esforços para garantir a chegada de novas cédulas do modelo atual. E, na última semana, foram emitidos mais de 20 mil documentos, que foram encaminhados para as unidades de atendimento onde o cidadão informou onde o RG será retirado”, concluiu.