25/06/2025 as 09:21
RELIGIÃOEvento acontece no mesmo palco do Arraiá do Povo, de 4 a 6 de julho, com apresentações católicas, evangélicas e de religiões de matriz africana
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Após 30 dias de Arraiá do Povo, o maior arraiá à beira-mar do Brasil, realizado na Orla da Atalaia, o Governo de Sergipe promove mais um evento dedicado à música, desta vez com foco na fé e na religiosidade. Nos dias 4, 5 e 6 de julho, Aracaju será palco da primeira edição do Arrasta Fé, com shows de diferentes tradições religiosas, como as vertentes católicas, evangélicas e de matriz africana.
Realizado no mesmo espaço onde ocorreram os grandes shows do ciclo junino, o evento tem como proposta incluir no calendário do período as diversas expressões de fé presentes em Sergipe, respeitando e valorizando os diferentes modos de celebrar o sagrado. No dia 4, as apresentações serão dedicadas aos evangélicos; no dia 5, é a vez da tradição católica; e no dia 6, os atabaques, cantos e danças da Umbanda e do Candomblé assumem o protagonismo.
De acordo com o pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do conjunto Orlando Dantas, padre Marcelo Conceição, a comunidade aguarda ansiosa pela data. “É uma oportunidade de louvar e nós católicos também termos momentos lúdicos por meio das canções”, disse o religioso, que acredita na propagação da fé por meio das apresentações. “Já dizia Santo Agostinho, que quem canta reza duas vezes”.
O padre Pedro Rangel, da Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão, destacou a importância de um momento musical para fortalecer a fé. “Pela primeira vez, teremos essa dinâmica religiosa de evangelizar por meio dos festejos juninos, uma época que fala de santos, pessoas vivendo a fé e que fizeram de sua vida um instrumento de evangelização. Cantar louvores a Deus é, sem dúvida, um momento precioso para nós”.
Louvor e comunhão
O pastor Jalmir Oliveira, da Igreja Quadrangular, falou da expectativa para o primeiro Arrasta Fé. “Um momento como este é de suma importância. Vivemos em um país cristão, em sua maioria. Eventos que promovem a fé das pessoas são bem-vindos a qualquer momento. A Bíblia está repleta de exemplos de que o louvor promove comunhão e conexão com Deus. Se você tem a oportunidade de reunir pessoas por meio dos louvores, tenho certeza de que é algo que Deus estará presente. Será um momento muito especial para nós”, considerou.
Para o pastor Tarcio Augusto, a fé também é celebrar e ter alegria, por isso a realização de um grande evento público dedicado às várias expressões religiosas é um marco. “Como nordestinos, precisamos usufruir da nossa própria cultura. A fé cristã não se opõe à cultura, ela entende que deve ser abarcada por esse princípio também”, ponderou.
Confira a programação completa:
Dia 4 de julho (sexta-feira)
19h - Laressa Abreu
21h - Aline Barros
23h - Som e Louvor
1h - Renovart
Palco 360º (intervalos) - Eli Campos
Dia 5 de julho (sábado)
19h - Willian Sanfona
21h - Ana Clara Rocha
23h - Pe. Alessandro Campos
1h - Diácono Rômulo
Palco 360º (intervalos) - Marcos Simões
Dia 6 de julho (domingo)
19h - Descidão dos Quilombolas
21h - Mariene de Castro
23h - Nany Lessa
Palco 360º (intervalos) - Maria Tambor