21/07/2025 as 11:23

NA ALESE

Peixe-boi Astro é declarado Patrimônio Natural de Sergipe

gora, o projeto segue para sanção do governador, que tem até 30 dias para regulamentar a lei.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Foto: Acioli/Acervo FMA

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou um projeto de lei que declara o Astro, o peixe-boi-marinho, como Patrimônio Natural do estado. A proposta, de autoria do deputado estadual Garibalde Mendonça, reconhece a importância histórica, ecológica e simbólica desse animal que habita a região costeira entre Sergipe e o litoral norte da Bahia, especialmente nas áreas do Rio Vaza-Barris, do complexo estuarino Piauí-Fundo-Real e até Mangue Seco (BA).

Astro foi resgatado ainda filhote em 1991, após encalhar na praia de Aracati, no Ceará. Passou por um processo de reabilitação no Centro de Mamíferos Aquáticos do ICMBio e, após três anos de cuidados, foi reintroduzido à natureza na costa de Alagoas. Atualmente, vive em liberdade e é monitorado por satélite, com o apoio da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA).

Segundo a FMA, os peixes-bois-marinhos (Trichechus manatus) estão classificados como “em perigo de extinção” no Brasil, com uma população estimada em cerca de 1.100 indivíduos, distribuídos da região de Alagoas ao Piauí. A aprovação do projeto garante proteção legal reforçada ao peixe-boi, além de recursos para programas de conservação essenciais à sobrevivência da espécie.

Agora, o projeto segue para sanção do governador, que tem até 30 dias para regulamentar a lei.