07/05/2026 as 08:20

TRADIÇÃO

Aracaju inicia inscrições para comércio e atividades juninas no São João

As taxas são calculadas por metro quadrado. Para barracas de fogos e de comidas típicas, o valor é de R$ 5, com limite de área estabelecido pela organização.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com a proximidade dos festejos juninos, já está aberto em Aracaju o prazo para solicitação de autorização para instalação de barracas de comidas típicas, fogueiras e comercialização de fogos.

O cadastro pode ser feito presencialmente na sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), no Centro, ou pela plataforma digital do município.

Para solicitar a permissão, é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e um ofício com a indicação do local onde o comerciante pretende atuar. No caso da venda de fogos, também é exigida autorização do Corpo de Bombeiros.

As taxas são calculadas por metro quadrado. Para barracas de fogos e de comidas típicas, o valor é de R$ 5, com limite de área estabelecido pela organização. Já as fogueiras também seguem esse valor por metro quadrado, com tamanho máximo definido e taxa fixa conforme a área ocupada.

Alguns pontos da cidade já são tradicionalmente utilizados para esse tipo de atividade durante o período junino, como áreas nos bairros Orlando Dantas, Soledade, Lamarão, Coroa do Meio, Farolândia e Getúlio Vargas.

A autorização é obrigatória e faz parte do controle para organizar o comércio temporário e garantir segurança durante as celebrações.