11/05/2022 as 09:18

ELEIÇÕES 2022

Psol vai definir se terá candidato a governador no decorrer deste mês

O pré-candidato a senador avalia que o Psol tem alguns nomes importantes, mas se negou a revelá-los. “O nosso método é não fazer especulação pública de nomes

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Psol vai definir se terá candidato a governador no decorrer deste mês

Não há ainda uma decisão partidária em Sergipe sobre ter ou não ter candidato ao Governo do Estado. O Psol, por enquanto, tem como única definição partidária de consenso é a pré-candidatura do advogado Henri Clay Andrade a senador que, inclusive, é prioridade nacional. Henri Clay disse ainda que o Psol nacional, em conferência eleitoral, decidiu apoiar Lula para presidente da República. “Em Sergipe, faremos a nossa conferência eleitoral neste mês para definir as pré- -candidaturas majoritárias e proporcionais”. O Psol tem nomes importantes para disputar o governo. E avança a discussão interna no partido sobre candidatura própria ao Governo de Sergipe. Seja qual for a decisão, o Psol estará unido e forte para a disputa eleitoral.

O pré-candidato a senador avalia que o Psol tem alguns nomes importantes, mas se negou a revelá-los. “O nosso método é não fazer especulação pública de nomes. A gente vai escolher dentro de critérios objetivos em consonância com a nossa estratégia política. E ele se dará por meio de consenso progressivo. Se definirmos por candidatura própria, em breve será revelado o nome definido. Aguardemos a fumaça branca”. Programa de governo O Psol iniciou o ciclo de debate programático para o Governo do Estado de Sergipe. No mesmo dia, a seg,unda-feira, 9, em paralelo, as lideranças do Psol também iniciaram a discussão de pré-candidatura ao Governo de Sergipe. O debate na noite de anteontem abordou o tema dos direitos humanos e segurança pública. Na oportunidade, a militância do partido e convidados enfatizaram o grave problema social da escalada da violência urbana e rural, sendo realizado um diagnóstico e apontado possíveis soluções a curto, médio e longo prazo. Todo debate será sistematizado e apresentado em formato de programa de governo do Psol para Sergipe.

O delegado Mário Leony foi escolhido para coordenar e articular o grupo programático. “Mário Leony é uma das expoentes figuras públicas do Psol. É competente profissional da Segurança Pública e destacado ativista do movimento policiais antifascismo. Tem maturidade política, vasta experiência e acúmulo teórico para liderar esse debate, enfatiza Henri Clay, pré-candidato a senador pelo Psol. A discussão perpassou pela transversalidade da política de segurança pública com outras políticas sociais, educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer etc. Também foi abordada a necessidade de desconstruir a política higienista promovida por setores da segurança pública que culmina com o genocídio da juventude preta, pobre, periférica. Outro fator importante discutido foi a centralidade de se ouvir os profissionais de segurança pública na elaboração desta política.