10/08/2023 as 10:10

NOMEAÇÃO

Thiane Araújo assume coordenação do escritório do ministério da cultura em Sergipe

Ao Escritório do MinC em Sergipe compete o papel primordial de articulação de políticas públicas estratégicas para promoção do desenvolvimento cultural em Sergipe.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A nomeação da produtora cultural sergipana para coordenar o Escritório foi publicada na última sexta-feira, 4, no Diário Oficial da União. Ao Escritório do MinC em Sergipe compete o papel primordial de articulação de políticas públicas estratégicas para promoção do desenvolvimento cultural em Sergipe.

Thiane atua na produção cultural em Sergipe há 11 anos, com foco principal no movimento afrocultural. “O que me capacitou para essa honrosa tarefa foi, sem dúvida, a defesa da cultura de Afoxé de Sergipe. Foi a partir da minha opção religiosa pelo candomblé que senti a necessidade de mergulhar nesse universo para entender como estamos organizados em Sergipe e a nível nacional. A cultura de afoxé se tornou objeto de pesquisa para mim e assim iniciei minha trajetória na produção de cultura”, explicou.

São frutos da militância da produtora no movimento afrocultural sergipano, nesses 11 anos, a presença de Sergipe da Federação Nacional dos Afoxés, a presidência do Afoxé de Odé, a produção da Orquestra de Atabaques de Sergipe, do Encontro de Cultura Negra de Nossa Senhora do Socorro e da Lavagem das Escadarias da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Socorro.

Questionada sobre os desafios iniciais da coordenação do Escritório Estadual, a produtora afirmou que as prioridades são a implementação e execução das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, a realização das Conferências Municipais de Cultura, além da articulação do Sistema Nacional de Cultura.

“Temos que aproveitar esse momento de sinergia entre o Ministério da Cultura e os fazedores de cultura local, dentro dessa reorganização do setor cultural promovida pelo governo Lula, e trazer protagonismo à pauta cultural sergipana por meio da articulação, implementação e acompanhamento da execução das políticas públicas por toda a cadeia produtiva de cultura do estado. É garantir que esses recursos e serviços cheguem aos fazedores de cultura”, afirmou.

 

Escritórios do MinC

Os Escritórios Estaduais do Ministério da Cultura estão distribuídos pelos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e têm por objetivo capilarizar a atuação do Ministério, promovendo a reestruturação das políticas de cultura de forma ampla e coordenada em todo o país.

A criação do Escritório em Sergipe fortalece o apoio do MinC aos produtores culturais locais por meio da articulação entre os órgãos de cultura e os gestores sergipanos na implementação e acompanhamento das políticas de cultura, bem como concretiza o suporte efetivo para captação de recursos e serviços junto ao Ministério.

A sede física estará localizada no centro da capital aracajuana e contará com, além da coordenação, servidores federais para o pleno funcionamento de suas atividades.