10/09/2024 as 13:58
CASA DO FORRÓBatizado em homenagem ao 'Rei do Baião', Luiz Gonzaga, grande nome da cultura nordestina, o Gonzagão rapidamente se consolidou como ponto de referência cultural no estado.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Sergipe é conhecido como o 'País do Forró' não apenas pela tradição, mas pela força de uma cultura que atravessa gerações. A dança e a música que embalam o forró atraem visitantes de todos os cantos, numa celebração que faz parte da vida dos sergipanos desde a infância. O Complexo Cultural Gonzagão está no coração desta paixão há 34 anos. Fundado em 1990, o espaço foi pensado como um centro multimeio dedicado à promoção de eventos culturais, cursos, apresentações de dança, música, folclore e outras manifestações populares, além de atividades voltadas para arte-educação e encontros que envolvessem toda a comunidade.
Batizado em homenagem ao 'Rei do Baião', Luiz Gonzaga, grande nome da cultura nordestina, o Gonzagão rapidamente se consolidou como ponto de referência cultural no estado. “O Gonzação representa a preservação e a valorização das raízes culturais do estado de Sergipe, na medida em que mantém viva a essência do forró e das manifestações populares que fazem parte da identidade nordestina”, destacou o presidente da Funcap, Gustavo Paixão.
Desde a inauguração, com uma semana inteira de festividades e apresentações lotadas, o local passou a ser conhecido como a 'Casa do Forró Sergipano'. Ao longo de sua história, grandes artistas como Marinês, Clemilda, Dominguinhos e Erivaldo de Carira marcaram presença, encantando o público e ajudando a construir o legado desse espaço. Além das apresentações musicais, o Gonzagão também foi palco de eventos históricos, como a primeira encenação da Ópera do Milho e a realização de importantes concursos de quadrilhas juninas, tornando-se um dos mais tradicionais do estado.
Com informações do Governo de Sergipe.