10/07/2025 as 15:57
GALERIA DE ARTE J.INÁCIOMostra solo da artista Tássia Reis foi contemplada pelos editais da Lei Paulo Gustavo
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Na manhã desta quinta-feira, 10, foi aberta ao público na Galeria de Arte J. Inácio a exposição solo da artista Tássia Reis, intitulada “Cultura Viva por entre os mundos”. A mostra reúne obras que exploram o universo feminino e o imaginário sergipano a partir do folclore, sendo a quarta exposição viabilizada pelos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) no espaço cultural, com apoio do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).
Segundo a artista, a exposição propõe uma travessia visual entre o imaginário popular e o interior feminino, com cores intensas, sentimentos à flor da pele e elementos que dialogam com o sagrado e o simbólico. As peças convidam o público a enxergar com a alma as paisagens do afeto, figuras da cultura popular nordestina e os mistérios da sensibilidade humana. Entre os símbolos representados nas obras estão os Parafusos, de Lagarto, Yara, Mãe d’Água, Caipora, a menininha do cangaço, brincantes do reisado, caboclinhos, o pífano, entre outros elementos ligados ao folclore e às histórias que ouviu dos avós.
A artista ressaltou alguns pontos das obras. “Trouxe o sistema folclórico na minha visão de artista. Usei algumas linguagens diferentes para representar o folclore sergipano, o que foi um imenso prazer. Também incluí obras pessoais que abordam o feminino, as crianças e temas mais profundos, mas em uma perspectiva simbólica e surreal. Estou muito feliz por estar aqui, expondo pela primeira vez”, frisa.
A curadora da mostra e coordenadora da Galeria J. Inácio, Jane Junqueira, destacou o papel da Lei Paulo Gustavo no fomento à produção artística no estado. “Essa lei veio impulsionar e incentivar os artistas a produzirem mais. A Funcap distribuiu os recursos de forma que toda a cadeia produtiva das artes visuais fosse fortalecida. Ficamos muito felizes em receber Tássia, uma artista de Lagarto, que escolheu a Galeria J. Inácio para sua primeira exposição. Ganha o governo, a população, os artistas e a galeria, que mantém sua tradição de abrir espaço para quem escolhe esse lugar como ponto de partida”, afirma.
A exposição pode ser visitada até o dia 31 de julho, com acesso gratuito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Galeria de Arte J. Inácio, localizada no primeiro andar da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, na rua Vila Cristina, bairro 13 de Julho, em Aracaju.