19/02/2024 as 10:35
MANIFESTAÇÃOA manifestação causou um engarrafamento de vários quilômetros na via que liga Aracaju a Itabaiana.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Estudantes e pais de alunos da rede pública estadual fecharam na manã desta segunda-feira (19) a BR-23, próximo ao Povoado Oiteiros, em Nossa Senhora do Socorro. O motivo foi a mudança feita pela Secretaria do Estado da Educação (Seduc), que retirou o transporte escolar para os povoados Oiteiros, Lavandeira, Bita e Quissamã, em Socorro. Agora, os estudantes devem pegar o transporte coletivo regular, utilizando gratuidade com o Cartão Mais. Contudo, essa mudança gerou insatisfação.
A manifestação causou um engarrafamento de vários quilômetros na via que liga Aracaju a Itabaiana.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e, após conversar com os manifestantes, conseguiu a liberação da via. No entanto, a comunidade ainda aguarda a posição da Seduc. O assessor de comunicação da Seduc, Alberto Jorgeque em entrevista a uma emissora de rádio local informou que a Lei determina que o Estado forneça o transporte dos estudantes que moram a mais de 2 km de distância da escola. E que a secretaria não está negando esse direito, contudo, está apenas modificando a operacionalidade desse benefício. "É algo rigorosamente em conformidade com a Lei", assegurou.
O assessor diz que a secretaria reconhece o problema de deficiência do transporte coletivo que atende essas comunidades e diz que se tem buscado uma solução.