05/07/2021 as 16:54

EDUCAÇÃO

Ministério da Educação divulga editais das edições deste semestre do Prouni, Sisu, Fies

Prouni e Fies abrirá inscrições em julho; Sisu deve ocorrer em agosto

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ministério da Educação divulga editais das edições deste semestre do Prouni, Sisu, Fies

As seletivas dos principais programas do governo federal para entrada de estudantes no ensino superior já têm data para serem realizadas neste segundo semestre de 2021. Os processos seletivos do Prouni e Fies serão realizados ainda neste mês, enquanto que a seleção do Sisu deverá ser realizada em agosto

Conforme o edital do Programa Universidade Para Todos (Prouni), as inscrições serão entre 13 e 16 de julho, exclusivamente, no site do programa. Para participar do Prouni é preciso ter alcançado nota igual ou superior a 450 pontos na soma das provas objetivas das quatro áreas de conhecimento do Enem e não ter zerado a redação.

A renda per capita familiar máxima deve ser de três salários-mínimos. Também é necessário ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola particular, desde que na condição de bolsista integral da instituição.
As bolsas do Prouni também contemplam professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica que integram o quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Para concorrer a uma vaga em universidade pública, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o caminho. Podem participar da seletiva os participantes do Enem que não zeraram a redação e conseguiram boas pontuações nas provas objetivas das quatro áreas de conhecimento. A classificação é feita com base no desempenho obtido na avaliação. As inscrições para a edição 2021.2 serão de 3 a 6 de agosto, exclusivamente no site do Sisu.

Já interessados em conseguir uma das vagas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deverão realizar inscrições para a edição 2021.2 entre 27 e 30 de julho, exclusivamente, no site do Fies. Esse programa oferece crédito estudantil para financiamento do curso de ensino superior.

O Fies aceita notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010, desde que o candidato tenha atingido média igual ou superior a 450 pontos na soma das provas objetivas e não tenha zerado a redação. São duas as modalidades disponibilizadas: modalidade a juro zero (Fies) para quem tenha renda familiar de até três salários-mínimos, e P-Fies, que atua com a distribuição de vagas com juros que variam conforme os bancos. Essa é voltada para estudantes com renda familiar máxima de cinco salários-mínimos.

Para concorrer em qualquer um dos programas estudantis do governo é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o exame iniciaram em 30 de junho e seguem abertas até 14 de julho, exclusivamente no site do Enem.

 



Fonte: Agência Educa Mais Brasil