13/07/2022 as 08:03
PERISCÓPIOTambém participaram do encontro os deputados estaduais Garibalde Mendonça, Zezinho Sobral e Maria Mendonça, filiados ao PDT, além do pré-candidato a deputado federal Luiz Roberto e do presidente do partido em Aracaju, Evandro Galdino.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
PDT 1 Presidente estadual do PDT em Sergipe, o prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu, em Brasília, nesta terça-feira, 12, com o presidente nacional do PSB, Carlos Lupi. Também participaram do encontro os deputados estaduais Garibalde Mendonça, Zezinho Sobral e Maria Mendonça, filiados ao PDT, além do pré-candidato a deputado federal Luiz Roberto e do presidente do partido em Aracaju, Evandro Galdino.
PDT 2 “Estamos todos comprometidos com o partido, temos excelentes quadros e trabalhamos com boa perspectiva na eleição deste ano, para manter a nossa bancada de deputados estaduais e eleger um deputado federal”, afirmou Edvaldo. Na reunião, Lupi elogiou a atuação de Edvaldo Nogueira e disse que o prefeito “tem feito um grande trabalho” à frente do PDT. “Acreditamos na força do PDT em Sergipe e na eleição da nossa bancada na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal”, declarou.
EM DISPUTA Nenhum dos dois pré-candidatos a senador do bloco governista – Jackson Barreto e Laércio Oliveira – pretende renunciar à disputa para viabilizar o consenso. Os dois avaliam que podem ser eleitos. Há somente uma vaga no Senado na disputa deste ano.
PRÉ-CANDIDATO 1 O deputado estadual Robson Viana (PT) fez o lançamento, na noite de anteontem, de sua pré-candidatura à reeleição para Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), num evento realizado no Iate Clube de Aracaju que contou com o apoio e presenças do senador e pré-candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), do pré-candidato ao Senado, Valadares Filho (PSB) e do deputado federal João Daniel (PT).
PRÉ-CANDIDATO 2 Na solenidade, Viana destacou que “não veste camisa pela metade” e que, por isso, tem lado. “Não tem outro lado. É esse. O lado da mudança, da renovação. Porque eu sei que Rogério vai cuidar do povo de Sergipe e sei que você vai dirigir o destino do povo sergipano. Todos sabem com quem vou caminhar, porque quem está com Robson está com Rogério Carvalho, com Valadares Filho, com João Daniel. Porque não visto camisa pela metade”, declarou Robson.
CONTRA A VIOLÊNCIA 2 Em sua fala, o deputado citou o episódio ocorrido durante o final de semana em Foz do Iguaçu (PR), quando um homem bolsonarista assassinou a tiros o tesoureiro do PT naquela cidade, Marcelo Arruda, que comemorava aniversário de 50 anos. “Qualquer pessoa não especialista no assunto sabe que o incentivo e a apologia à violência vêm sendo feita ao longo do tempo, insistentemente, de todas as formas possíveis. E lamentavelmente isso vem sendo feito por quem jamais poderia fazê-lo. Refiro-me ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e os seus apoiadores”, disse Gualberto.
CONTRA A VIOLÊNCIA 1 O deputado estadual Francisco Gualberto (PSD), vice- -presidente da Assembleia Legislativa, usou a tribuna na sessão de ontem para fazer um alerta à sociedade sobre a escalada da violência no Brasil. “É preciso fazer uma análise e combater as razões dessa escalada. Não adianta apenas dizer que existe a violência. É preciso compreender o porquê dessa escalada de violência e o que está por trás disso”, argumentou.
EMENDA PARA DORES O deputado João Marcelo (PT) recebeu ontem, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a visita de vereadores de Nossa Senhora das Dores para tratar de demandas relacionadas ao município. “Sempre afirmei que o nosso mandato na Alese está à disposição para contribuir com o desenvolvimento de todos os municípios sergipanos, mas com um olhar especial para minha cidade que tanto amo e quero bem, que é Nossa Senhora das Dores”, afirmou João Marcelo.
ROMPIMENTO 1 TC Ildomário Gomes (PL), suplente do senador Alessandro Vieira (PSDB), encaminhou nota informando que rompeu com o parlamentar. Nas explicações, ele registrou apoiar a reeleição do presidente Bolsonaro (PL). “Por entender que este é o melhor nome para defender os valores que acredito: Deus, pátria, família e liberdade”, apontou.
ROMPIMENTO 2 “Por este motivo informo que já há muito tempo não caminho mais com o Senador Alessandro Vieira, mesmo sendo um de seus suplentes. Sua atuação contra o decreto de armas, contra a liberdade na internet, na instauração de uma CPI que serviu de palanque eleitoral gratuito para réus de vários processos no STF, dentre outras, serviram para alicerçar minha decisão”, explicou TC Ildomário Gomes (PL).
AGRAVA PENA 1 O senador Alessandro Vieira (PSDB) informou que possui um projeto de lei prevê aumento de pena de 1/3 até a meta para o profissional de saúde que praticar crime contra a dignidade sexual no exercício da função. “Com essa providência, pretendemos coibir e, consequentemente, inibir essa prática covarde e perversa que afeta milhares de pessoas que procuram os serviços de saúde no Brasil”, justificou.
AGRAVA PENA 2 Alessandro alega que o Ministério da Saúde não tem nenhum protocolo destinado aos serviços brasileiros com recomendações para prevenir abusos em suas dependências ou como receber e lidar com denúncias contra seus funcionários. A Organização Mundial da Saúde tampouco tem orientações nesse sentido. O projeto foi protocolado em 2019.
FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES 1 O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apresentou um resultado da pesquisa de opinião sobre desinformação nas eleições – fruto da parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS). No relatório, há explicações quanto à tendência referente ao comportamento dos eleitores sergipanos.
FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES 2 Os entrevistados afirmaram que, em 92,1% dos casos, ao receberem uma notícia de cujo conteúdo desconfiam ser falso, fazem algum tipo de conferência antes de compartilhar. Quando perguntados se, ao desconfiarem da veracidade da notícia, buscam identificar a origem, esse percentual cai para 83,7%. Mais de 90% dos entrevistados responderam acreditar que as pessoas não conferem a informação em se tratando de fake news.