11/07/2023 as 11:08
REFORMA TRIBUTÁRIAO parlamentar apontou que a reforma foi votada à base de barganha com as emendas impositivas e com um processo legislativo acelerado.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
De acordo com o deputado federal Rodrigo Valadares (União), a reforma tributária vai prejudicar o Estado do Sergipe e impactar de forma negativa a vida da população, principalmente dos mais pobres, com o crescimento dos índices da fome e do desemprego. O parlamentar apontou que a reforma foi votada à base de barganha com as emendas impositivas e com um processo legislativo acelerado.
REFORMA TRIBUTÁRIA 2 “Na prática, teremos perdas de arrecadação dos municípios e, consequentemente, terão que ser compensadas com o aumento de outros tributos, como o IPTU. Na mesma linha, a criação de novos impostos em setores básicos do cidadão. Isso tudo irá para a conta do brasileiro que sofre com esses tributos abarrotados”, opinou Rodrigo Valadares, justificando o voto contrário à proposta.
POSSE ASMP 1 A Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP) realiza solenidade de posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal, eleitos para o biênio 2023-2025, no próximo dia 17, às 8h30, no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas – sede do Ministério Público de Sergipe, em Aracaju.
POSSE ASMP 2 O promotor de Justiça Luis Fausto Dias de Valois Santos é o novo presidente da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP) e ficará à frente da entidade durante o biênio 2023/ 2025. Foram eleitos como 1° vice-presidente, Rômulo Lins Alves, e 2° vice-presidente, Talita Cunegundes Fernandes da Silva.
FUNDAÇÃO HOSPITALAR 1 O senador Rogério Carvalho (PT) concedeu entrevista à Rádio Fan FM, em que esclareceu diversos pontos acerca da situação da Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS). Durante a conversa, o parlamentar enfatizou a existência de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabelece a legalidade das fundações e ressaltou que qualquer informação contrária a essa decisão é incoerente. “O STF, em razão desta ação direta de inconstitucionalidade a partir das fundações hospitalares, decidiu que são absolutamente legais e um modelo adequado”, revelou.
FUNDAÇÃO HOSPITALAR 2 Carvalho fez um apelo aos sindicatos dos profissionais da área da saúde, solicitando que pressionem o Governo de Sergipe para que as fundações não sejam encerradas e substituídas por organizações sociais (OS), algo que já vem sendo sinalizado pelo governador.
CASO SUSPEITO Alguns moradores do Bairro Industrial disseram à coluna que os quatro jovens que foram mortos pela PM dentro de casa no sábado passado não teriam manifestado reações à voz de prisão. Teriam sido pegos de surpresa. Mas, admitem, eles eram suspeitos de práticas de assalto e tráfico. Eles teriam assaltado um policial civil na sexta-feira.
REDE 1 A dirigente Heloísa Helena, do Partido Rede Sustentabilidade, esteve em Aracaju participando de uma plenária da Câmara de Aracaju na semana passada. “Temos que pautar nossas ações de acordo com os nossos princípios. E também não queremos um partido isolado e sectário. Precisamos dialogar com todos, para chegar a um denominador comum”, comentou o vereador Ricardo Vasconcelos (Rede). REDE 2 Ricardo Vasconcelos foi enfático ao dizer que o Partido Rede tem ajudado muito o país. “Temos que pautar nossas ações de acordo com os nossos princípios. E também não queremos um partido isolado e sectário. Precisamos dialogar com todos, para chegar a um denominador comum”, destacou Vasconcelos.
EMANCIPAÇÃO 1 O governador Fábio Mitidieri (PSD) participou pela primeira vez da solenidade de Emancipação Política de Sergipe como gestor. No evento, que comemorou 203 anos do aniversário do Estado, ele destacou ainda o centenário de Maria Thetis.
EMANCIPAÇÃO 2 “Eu estou muito feliz em poder proporcionar este momento de respeito à história do povo sergipano. Este é meu primeiro ano comemorando, como governador, o aniversário de Sergipe e é muito emocionante ver a grandiosidade da nossa história e das pessoas que fizeram parte dela dando a sua contribuição. Isso nos estimula a trabalhar cada vez mais, pois um dia também faremos parte dessa história, deixando um legado de trabalho e dedicação ao nosso povo”, expressou o governador.
SAMU Fábio também esteve com representantes do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Sergipe (Sindconam). O governador ressaltou a importância da atuação desses profissionais e destacou seu compromisso em buscar soluções efetivas para as necessidades apresentadas. “Durante a reunião, dialogamos sobre as demandas da categoria e determinei que seja formulada uma lei que garanta o pagamento do auxílio alimentação para todos os motoristas. Nosso governo seguirá comprometido com a valorização, reconhecimento e importância da atuação dos condutores de ambulância”, disse.
POLICIAL PENAL O comprometimento do Governo de Sergipe em manter o diálogo aberto e transparente com as entidades sindicais foi enfatizado mais uma vez nesta segunda-feira, 10, quando o governador Fábio Mitidieri, acompanhado de seu secretariado e equipe técnica, reuniu-se novamente com representantes do Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe (Sindppen), com o objetivo de prosseguir o diálogo sobre as necessidades e demandas da categoria, representando, assim, o compromisso de buscar soluções que beneficiem os profissionais da área.
PISO DA ENFERMAGEM O governador Fábio Mitidieri também reuniu, mais uma vez, conselho e sindicato de enfermagem e equipe técnica das secretarias da Administração, Fazenda e Saúde para tratar do piso da enfermagem. Fábio Mitidieri voltou a afirmar que o piso será pago e destacou que o Governo Federal ainda não sinalizou data para repasse. Ficou definido encontro entre as entidades representativas da categoria e a Secretaria de Estado da Administração (Sead) para discussão da carga horária.