17/10/2022 as 08:39
ENTREVISTADepois de comandar secretarias como do trabalho, agricultura, casa civil e saúde, ele agora encara uma eleição ao lado de Fábio Mitidieri, como vice.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Zezinho Sobral, 56 anos, é natural de Laranjeiras. Engenheiro agrônomo, advogado e gestor público, é deputado estadual, líder da base governista. Depois de comandar secretarias como do trabalho, agricultura, casa civil e saúde, ele agora encara uma eleição ao lado de Fábio Mitidieri, como vice. Reconhecido pelo preparo técnico, tem experiência em gestão pública, vasto trabalho legislativo e conhece muito bem o funcionamento da administração pública, com resultados em todos os 75 municípios sergipanos, experiência que lhe credencia para o novo posto que pleiteia. Confira a seguir a entrevista que ele concedeu ao Jornal da Cidade.
JORNAL DA CIDADE - Como tem sido essa caminhada no segundo turno?
ZEZINHO SOBRAL - Muito positiva, surpreendente e com um cenário bem diferente do primeiro turno, quando o sergipano tinha muitos nomes para escolher. O processo democrático levou dois nomes para o segundo turno. Agora o eleitor tem a chance de pesquisar o histórico, analisar, ver a trajetória, fazer as comparações e ver quem de fato está preparado para ter a responsabilidade de assumir o Governo do Estado. Nossa campanha é limpa, propositiva e respeitosa desde o início. Agora seguimos firmes, com engajamento ainda maior. Temos recebido muitos apoios. Somos o time que vai botar comida na mesa das famílias, gerar emprego para os jovens e adultos, cuidar da saúde, das escolas, dos professores, da segurança e fazer Sergipe avançar. Os sergipanos estão abrindo suas casas, nos recebendo com muito carinho, e mostram quem entendem a nossa mensagem de avanço e renovação. É grande a receptividade da nossa proposta por onde passamos.
JC - Qual tem sido a sua contribuição na campanha?
ZS - É 100% ativa e participativa, com muita atuação, forte diálogo com as comunidades e nos municípios, nas redes sociais, no engajamento com as pessoas, no olho no olho. Sou um candidato a vice-governador que ajuda, agrega, dialoga, visto a camisa mesmo, estou totalmente presente. Ajudo Fábio a fazer com que Sergipe avance e renove. Acredito que o vice-governador é uma das mais importantes peças que se encaixam para o funcionamento e o êxito da máquina pública. Promove o apoio, o gerenciamento das ações, agrega, articula e engaja em todas as pautas voltadas ao desenvolvimento econômico, social, político e institucional em todas as esferas de um governo. Na campanha reforçamos isso, apresentamos nosso histórico, nossas propostas, levamos a nossa mensagem de renovação, de esperança e de determinação para construir um novo Sergipe e fazer o nosso povo avançar.
JC - Muito se comenta em Sergipe que o senhor se destaca como um candidato a vice- -governador que aparece e está sempre ao lado de Fábio desde o primeiro turno. A que atribui isso?
ZS - Por ter um histórico de estar sempre ao lado das pessoas, por saber dialogar, por respeitar o sergipano. Por conhecer todos os municípios, pelos serviços prestados e por entender perfeitamente a máquina pública. Caminho 100% com os eixos do projeto de governo de Fábio Mitidieri. Em todos esses anos tenho como obrigação diária prestar contas do trabalho e dos resultados para todos os sergipanos, sempre com muita responsabilidade e transparência. Fiz isso enquanto secretário de Governo, enquanto deputado e farei como vice-governador. É fundamental ter uma boa interação, poder passar a experiência e a vivência acumulada onde estive presente. Tenho o funcionalismo público e a população como referências. Pode perguntar quem é Zezinho Sobral aos servidores, por exemplo, da Saúde, da Inclusão, da Agricultura. A opinião deles é muito importante. Tenho ficha limpa, lisura e as contas aprovadas. Acredito que nosso trabalho remete a um bom perfil técnico e preparo. O mais importante em ser um bom vice-governador é acreditar no projeto, acreditar no seu companheiro de chapa, no seu majoritário, para contribuir da melhor forma possível. É ter uma boa interação, diálogo e poder passar a experiência e a vivência acumulada ao longo dos anos. É ser transparente. Serei um vice-governador alinhado com a política de governo e usando o conhecimento técnico para dar resultados para nossa gente.
JC - A sua coligação com Fábio fez 16 deputados estaduais que estarão na Alese a partir de janeiro, um senador e seis deputados federais. Como será o relacionamento do governo com o Legislativo estadual, o Senado e a Câmara?
ZS - Fábio tem as portas abertas em Brasília, na Assembleia Legislativa, sem falar da experiência na Câmara Federal. Onde Fábio chega é bem recebido. Ele é do diálogo e vai trabalhar com total respeito e transparência, respeitando os poderes e entendendo o seu papel na sociedade. No seu governo estará também de portas abertas para dialogar com a oposição. O governo tem que dar resultado é para todos, independente de ideologia ou partido. O foco é cuidar de Sergipe, somar esforços. A prioridade é atender o povo, cuidar do povo e dar resultados. Não tenho dúvida de que com a bancada tão sólida teremos um excelente índice de governabilidade. Fábio transita bem em todos os lugares e toda integração facilitará a busca por recursos para viabilizar os nossos projetos para Sergipe.
JC - Quais são as principais propostas do governo de Fábio e Zezinho para Sergipe?
ZS - Fábio será o governador do emprego e da comida na mesa de quem precisa, da juventude e do desenvolvimento. Vai criar o maior programa de Primeiro Emprego de Sergipe, em parceria com a iniciativa privada. Fábio encontrará um Estado com as contas equilibradas e isso dará condições para iniciar uma nova etapa do desenvolvimento. Fábio terá condições de dar início em Sergipe um novo ciclo atraindo novas empresas, criando um ambiente para oportunidade de negócios, gerando empregos, incentivando a exploração do petróleo e gás em águas profundas com a implantação do Complexo Portuário-Industrial, por exemplo. Vai estabelecer parcerias com os municípios para gerar desenvolvimento em todo o Estado, com uma base participativa e conjunta. Vamos ajudar os municípios a fortalecer a Atenção Básica na Saúde e implantar três novos Centros de Diagnósticos por Imagem nas principais regiões, além do Complexo Materno-Infantil em Aracaju. Duplicaremos o número de escolas em tempo integral e ampliaremos significativamente os programas de assistência social e de transferência de renda. Vamos expandir os programas CMais e Mão Amiga, que são importantíssimos para os sergipanos que mais precisam, alcançando mais segmentos sociais. Tem também, por exemplo, a distribuição do Vale-Gás Estadual e tantos outros programas essenciais que vão garantir dignidade a cada sergipano.
JC - Na sua opinião, há uso de fake news nesta campanha eleitoral de 2022 em Sergipe?
ZS - Nunca se usou tanto fake news quanto agora. É um absurdo! É um desrespeito ao eleitor! É fake news de toda ordem. Nós tivemos um candidato fake news que criou uma imagem de vítima, de sensibilidade, que na verdade retratava uma situação de impossibilidade, como de fato se comprovou, e que, mais que isso, se dizia um candidato de Bolsonaro, do partido do presidente Bolsonaro, e tão logo termina o primeiro turno, dias depois anuncia apoio ao candidato do PT em Sergipe. Eu acho que isso é a maior fake news que pode existir, a maior enganação que já se ouviu falar na história da política sergipana. No entanto, outras informações menores e distorcidas sobre diversos assuntos são ventiladas todos os dias com objetivo de confundir a mente do eleitor, de confundir a mente das pessoas, por ausência de propostas dos candidatos que nacionalizam a campanha para a solução das grandes questões de Sergipe. Quando não tem proposta para Sergipe apelam para fake news, apelam para a nacionalização da política, tiram daqui, da nossa realidade, o processo eleitoral.
JC - Fábio destaca em seu programa que pretende acabar com a fome e gerar emprego. Como isso será feito?
ZS - Fábio defende um programa de geração de primeiro emprego, um grande incentivo de geração de primeiro emprego junto com as empresas, ou seja, o fomento, um apoio financeiro às empresas para que contratem trabalhadores de primeiro emprego, que nunca tenham sido empregados, especialmente a juventude. Com isso gera experiência, cria o vínculo, treina, capacita, prepara mão de obra e diminui o custo de contratação das empresas. Gerando empregos também se investe na economia, fazendo obras, atraindo investimentos, fortalecendo a indústria para consumir o gás aqui, na nossa plataforma, por exemplo, fortalecendo principalmente o turismo, que é uma indústria sem chaminé, aquela que produz e que emprega muito, potencializando as nossas belezas naturais e as nossas rotas turísticas já criadas, agregando a agricultura, ou seja, fazendo financiamento de pequenas agroindústrias, financiando produções agrícolas já existentes, tendo um apoio mais amplo, inclusive, do Banese para a agricultura familiar e para o agronegócio. São muitas ações que estão no plano de governo e que passam pela vontade de Fábio para gerar emprego e desenvolvimento em Sergipe.
JC - Como está a campanha de Fábio no interior do Estado? Como os prefeitos têm participado?
ZS - Muito positiva e com um número grande de prefeitos apoiando. São 62 prefeitos que declararam apoio a Fábio, principalmente pela característica dele como municipalista. Fábio defende que haja fortalecimento dos municípios, das gestões municipais, porque é lá onde se encontram e onde se resolvem os problemas da população. Essa visão trouxe para Fábio a oportunidade de receber um amplo apoio no interior do Estado. Além disso, Fábio conhece muito bem todo o Sergipe, conhece muito bem cada município, a sua história, a composição política, as angústias e as aflições do seu povo e o potencial de desenvolvimento de cada município, de cada região. Fábio será um governador republicano, que ouvirá todos os municípios e buscará parcerias para fazer Sergipe avançar e melhorar as vidas das pessoas.
|Por Max Augusto
||Foto: Divulgação