09/05/2023 as 14:10
FESTEJOSNeste ano, Sergipe volta ao ciclo das principais festas juninas do país. A programação, que prevê apresentações todos os dias ao longo de todo mês de junho
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Trinta dias de festas, mais de 250 atrações, em cinco pontos da capital sergipana, para resgatar e valorizar a experiência cultural, para promover oportunidades de gerar renda, e para presentear o povo sergipano com aquilo que mais gosta: dançar forró. A programação das festas juninas deste ano, apresentada nesta segunda-feira, 8, pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, mostra como a atual gestão estadual tem dado uma atenção estratégica para o fomento e a disseminação da tradição de uma das épocas mais aguardadas pelo povo sergipano. O lançamento do ‘Sergipe é o País do Forró’ aconteceu na tradicional e histórica Rua São João, no bairro Industrial, em Aracaju, com a presença de artistas, autoridades públicas, imprensa e a população.
Neste ano, Sergipe volta ao ciclo das principais festas juninas do país. A programação, que prevê apresentações todos os dias ao longo de todo mês de junho, integra o Calendário de Eventos de Sergipe, anunciado no mês de março, e está inserida na rota dos destinos turísticos do país, fortalecendo o turismo e a cultura de Sergipe. Além disso, o período junino impulsiona a economia sergipana, gerando emprego, renda e oportunidades para empreender em praticamente todos os municípios do estado.
“Temos que respeitar nosso povo, nossa história e prestigiar o artista local. Será um grande festejo junino, será a redenção da Rua São João e o início da caminhada para Sergipe se consolidar de vez como o país do forró. Serão 30 dias de muito forró com mais de 200 atrações locais e nacionais. Alegria, arrasta-pé e experiência cultural não vão faltar para nosso povo. Porque Sergipe é o país do forró no jeito de ser, sentir e agir do sergipano”, disse o governador.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, falou da importância deste dia para promoção do trade turístico sergipano. “É um dia histórico, serão 30 dias de muito festejo e celebração, um mês para divulgar nossas riquezas e atrair cada vez mais visitantes, para gerar mais desenvolvimento, porque esse também é um dos objetivos principais dos festejos: gerar emprego e renda para oferecer qualidade de vida aos sergipanos”.
Promoção da cultura
O presidente do Banese, Marco Queiroz, falou da importância de a instituição estar, mais uma vez, apoiando a tradição dos festejos juninos deste ano. “Sob a liderança do governador Fábio Mitidieri, toda a equipe do Governo de Sergipe trabalha integrada para alavancar o desenvolvimento do estado, promover a cultura e o turismo, que trazem alegria e diversão para nossa gente, além de gerar trabalho, renda e oportunidades para milhares de pessoas”, afirmou.
Feliz por prestigiar a celebração da cultura sergipana, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou o quanto a programação também ajuda a promover os municípios do estado. “Se Sergipe é o país do forró, Aracaju é a capital do país do forró. E o forró é o berço da nossa cultura, ele está em nossa alma”, frisou, ao ressaltar o compromisso do governador Fábio com a tradição cultural do estado e com o fortalecimento de parcerias com municípios.
“Em nome da população aracajuana, agradeço o seu gesto de retomar o Centro Cultural da Rua São João. Obrigado pela sua visão, pois é ela quem vai fazer com que cresçamos e nos desenvolvamos, gerando emprego e renda. O forró é a expressão da cultura da nossa gente, e, além disso, gera emprego, renda e traz felicidade”, concluiu.
Programação
Neste ano, a programação contará com 30 dias de muita festa, música e forró, distribuídos em em eventos realizados em cinco pontos da capital: Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade, 18 do Forte e o Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia. No total, serão 250 atrações, sendo 140 atrações sergipanas, 40 trios pés de serra, 40 atrações nacionais e 60 apresentações de quadrilhas juninas.
O calendário também conta com a realização do Fórum Nacional da Música Nordestina; concurso para escolha do Cavalheiro e Dama no País do Forró; o Salva Junina; Concurso Arranca Unha; o Arrastapé do 18 do Forte; Concurso de Quadrilha do Gonzagão e Gonzagada.