24/02/2025 as 08:26

ENTREVISTA

“Com o acesso facilitado à informação, as pessoas conseguem analisar e monitorar de perto o que está sendo feito”

De acordo com o parlamentar, durante esse período foi possível apresentar proposituras em prol da sociedade, como a lei que garante a distribuição gratuita de absorventes nas escolas municipais.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Por Mayusane Matsunae DA EQUIPE DO JC

O Jornal da Cidade inicia uma série de entrevistas com os vereadores de Aracaju. Nesta edição, o JC traz o vereador Anderson de Tuca (União Brasil), que está em seu quarto mandato consecutivo na câmara municipal. De acordo com o parlamentar, durante esse período foi possível apresentar proposituras em prol da sociedade, como a lei que garante a distribuição gratuita de absorventes nas escolas municipais. Ainda em entrevista ao JC, ele destacou o projeto “vereador nos bairros”, que busca identificar problemas nas comunidades para, posteriormente, contribuir com soluções. Anderson de tuca reforçou a importância da atuação na casa legislativa e assegurou que o trabalho parlamentar só é eficaz quando a população participa ativamente, auxiliando na fiscalização. Confira o conteúdo completo:

JORNAL DA CIDADE - Em seus mandatos, quais projetos de lei o senhor considera mais impactantes para a população aracajuana? Por quê? ANDERSON DE TUCA – Temos o Junho Vermelho, uma lei de nossa autoria que incentiva a doação de sangue. Mais do que existir no papel, essa lei é colocada em prática, e fazemos questão de reforçar seu propósito doando sangue duas vezes por ano. Nosso objetivo é transformar a doação em um hábito, algo que as pessoas façam não apenas quando um amigo ou parente precisa, mas como um compromisso contínuo com a vida. Outra lei importante que propusemos, garante a distribuição gratuita de absorventes nas escolas municipais. Essa iniciativa surgiu durante a pandemia, por sugestão da minha filha, e hoje é uma realidade que impacta diretamente a vida de nossas pré-adolescentes. Com ela, garantimos dignidade e melhoramos a saúde menstrual de milhares de estudantes. Além disso, conseguimos incluir o Bloco Saudoso Tuca no calendário oficial da cidade, estabelecendo que ele será sempre realizado no domingo antes do Carnaval. Esse bloco vai além da festa: ele movimenta o comércio local, promove inclusão e, principalmente, contribui para quem mais precisa, com a arrecadação e distribuição de alimentos. Hoje, essa iniciativa está assegurada por lei e reflete nosso compromisso com a cultura, a solidariedade e a cidade de Aracaju.

JC – Quais foram as principais mudanças que seus projetos trouxeram para a cidade?
AT – Temos vários projetos que impactam diretamente a vida das pessoas, especialmente das nossas pré-adolescentes. Um exemplo é o Vereador nos Bairros, no qual vamos pessoalmente às comunidades para identificar e buscar soluções para os problemas existentes. Outra iniciativa é o Esporte na Praça, que incentiva a prática esportiva entre os jovens, promovendo não apenas a saúde e o bem-estar, mas também a conscientização sobre a importância dos estudos. Além desses, seguimos desenvolvendo projetos que buscam transformar a realidade da população de Aracaju, sempre com o compromisso de melhorar a qualidade de vida e trazer mais inclusão e oportunidades para todos.

JC – Entre as propostas aprovadas e as que ainda tramitam, qual o senhor considera mais urgente para Aracaju?
AT – No nosso projeto, estamos sempre com muitas ideias no forno, e, com o tempo, surgem iniciativas importantes, especialmente na área da sustentabilidade. Recentemente, uma lei de nossa autoria foi publicada com o objetivo de incentivar empresas que adotam práticas inclusivas, beneficiando, em especial, pessoas no espectro autista. Criamos um selo para reconhecer e valorizar os empresários que promovem a inclusão, seja por meio da contratação da adaptação do cardápio ou de qualquer outra iniciativa que amplie a acessibilidade e a participação dessas pessoas na sociedade.

JC – Sobre o mandato atual, como o senhor avalia a experiência em estar na quarta legislatura consecutiva? O que mudou em sua forma de trabalhar?
AT – Para mim, cada legislatura é uma experiência única. Embora cada uma tenha suas particularidades, a emoção e a satisfação de estar no caminho certo permanecem as mesmas, sempre com o propósito de melhorar a vida da população da nossa cidade. Um exemplo disso é a destinação de quase 200 mil reais para a compra de fraldas, especialmente para os postos de saúde da Zona Norte. Sabemos que essa é uma necessidade real, que afeta muitas famílias, e, quem busca esse auxílio não o faz por escolha, mas por necessidade. Por isso, por meio de nossas emendas impositivas, buscamos minimizar o sofrimento dessas pessoas, garantindo que tenham acesso a esse item essencial.

JC – Quais são as principais demandas que a população leva ao seu gabinete?
AT – As demandas são diversas, desde serviços simples, como tapar um buraco, até grandes obras, como a construção de pontes, novas creches e a ampliação de unidades de saúde. Também trabalhamos para incentivar melhorias em espaços públicos, como a revitalização da Praça do Siqueira Campos, uma conquista fruto de muita luta. Nossa expectativa é que ela seja entregue à população já em junho, marcando um dos momentos mais significativos do nosso mandato. Ser o vereador mais votado do bairro por quatro vezes é uma honra imensa, mas também uma grande responsabilidade. Isso reforça ainda mais meu compromisso de continuar trabalhando por Siqueira Campos e por toda Aracaju, sempre buscando melhorias que impactem a vida das pessoas.

JC – E quais são as principais bandeiras que defende na Câmara?
AT – A bandeira da inclusão é uma das mais importantes para nós, assim como o combate às drogas. Sempre buscamos garantir que, na LOA [Lei Orçamentária Anual], haja recursos para que Aracaju tenha centros especializados para o tratamento de dependentes químicos. Além disso, junto com meu irmão, temos o grupo de autoajuda AMI-SE, que trabalha para salvar vidas, sempre com foco no bem-estar das pessoas. Outro pilar do nosso trabalho é o esporte como ferramenta de inclusão, pois acreditamos que ele pode gerar empregos, atrair turistas e, principalmente, oferecer oportunidades aos jovens. Por meio de nossas emendas impositivas, incentivamos o esporte e outras iniciativas que promovem o crescimento da cidade e o desenvolvimento da nossa população. Com um olhar atento para a Zona Norte, buscamos melhorias desde o asfalto até a reforma de prédios públicos, passando pela ampliação de escolas e creches. Sempre ouvindo a população e trabalhando para atender às suas necessidades.

JC – Como o senhor avalia o atual momento político de Aracaju?
AT – Eu avalio o atual momento político como um período em que a população está cada vez mais atenta e participativa. As redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosa, permitindo que todos acompanhem em tempo real o trabalho dos parlamentares, algo que antes era restrito. Com o acesso facilitado à informação, as pessoas conseguem analisar e monitorar de perto o que está sendo feito. Hoje, é mais fácil para a população perceber quando há um trabalho bem feito e quando é necessário fazer mudanças. O poder está nas mãos do cidadão, que, quando deseja uma transformação, sabe como agir para promovê-la.

JC – Por fim, o que a população pode esperar do quarto mandato do vereador Anderson de Tuca?
AT – A população de Aracaju pode esperar de mim a mesma dedicação e proatividade de sempre, buscando fazer mais pelas pessoas e ouvir suas necessidades. Acredito que Deus nos deu dois ouvidos e uma boca para que possamos ouvir mais e aprender com o tempo, com os locais e, principalmente, com as pessoas. A cada dia, evoluímos e buscamos melhorar a nossa cidade. Ser eleito vereador de Aracaju por quatro vezes consecutivas é motivo de grande orgulho, satisfação e alegria. Isso só aumenta minha responsabilidade de fazer sempre a diferença. Sei que, por mais que o mundo às vezes pareça difícil, o nosso trabalho pode e deve ser uma busca constante por melhorias. Todos os dias estamos aprendendo e ouvindo a população, e é por isso que mantenho minhas redes sociais abertas, para que todos possam expressar suas ideias. Às vezes, uma ideia pode parecer simples, mas pode se transformar em um grande projeto no futuro. Estamos sempre atentos, ouvindo cada bairro e cada localidade, e essa é a razão da minha gratidão pela confiança da população. Agradeço profundamente por me concederem a oportunidade de servir por quatro mandatos consecutivos.