18/06/2021 as 15:29

PERÍODO JUNINO

Huse monta Sala de Retaguarda para atender vítimas de queimaduras

Mesmo sem a realização de festejos juninos, os casos de queimaduras poderão acontecer; hospital se antecipa e prepara o atendimento para possíveis vítimas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Huse monta Sala de Retaguarda para atender vítimas de queimaduras

Em mais um ano, Sergipe não irá realizar os festejos juninos em virtude da pandemia da Covid-19. Porém, é fato que uma parte da população não obedece as orientações estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores competentes e foi pensando nisso que o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), adotou dois fluxos para o atendimento ao paciente vítima de queimaduras nesse período, onde já se encontra em funcionamento desde o último dia 15 e se estenderá até o dia 30 deste mês como explica a enfermeira e gerente da Área Verde Trauma, Iraildes Santos.

“O primeiro atendimento ao paciente queimado acontecerá na Sala de Sutura, especialmente preparada para a época dos festejos juninos. Como esse ano o espaço físico está maior, a sala contará com duas macas a mais para esse atendimento. Os pacientes que precisarem de intervenção cirúrgica, serão operados e em seguida encaminhados para a Unidade de Tratamento de Queimados ou Ala D de acordo com o quadro clínico. Além disso, a coordenação do PS Adulto em parceria com a direção do hospital criou a Sala de Retaguarda, equipada com materiais, instrumentos cirúrgico para pequeno procedimento e curativos especiais, como acontece todos os anos desafogando o Pronto Socorro durante o período junino”, explicou a gerente da Verde Trauma.

Uma equipe multidisciplinar formada por cirurgiões plásticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem também compõe uma escala extra para atender a demanda nesse período. Já a estrutura da UTQ é formada por 14 leitos, sendo quatro pediátricos, dois semi-intensivos e oito para adultos, além de um centro cirúrgico para a realização de curativos e pequenos procedimentos. A única unidade especializada na assistência às vítimas de queimaduras no Estado e uma das 38 unidades de alta complexidade de todo o País credenciadas junto ao Ministério da Saúde (MS), de acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).

A gerente da Área Verde Trauma, faz um apelo à população e ressalta a importância de obedecer as recomendações do decreto estadual. “É importante a conscientização das pessoas para o momento que estamos vivendo de pandemia, para isso é importante manter o distanciamento social, a lavagem das mãos, a utilização de máscaras e lembrar que está proibido acender fogueiras e soltar fogos de artifício, em virtude do agravamento do quadro de saúde de pessoas com problemas respiratórios”, enfatizou Iraildes Santos.

 

 

Fonte e foto: SES