15/08/2022 as 10:15
ENTREVISTAA empreendedora começou a decolar sua carreira dentro do marketing na construtora Norcon, onde foi supervisora de Comunicação
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Em bate-papo descontraído, Shirley Vidal, nossa convidada para a entrevista desta semana, traz o panorama atual do mercado de marketing e conta sobre seus novos desafios profissionais. Shirley atua há mais de 15 anos no setor, sendo 10 desses, dedicados à sua agência de comunicação, a VIP Conecta.
A empreendedora começou a decolar sua carreira dentro do marketing na construtora Norcon, onde foi supervisora de Comunicação. Contribuiu com a joint venture Norcon Rossi, que veio a se tornar também a primeira conta da VIP, em 2012. Como se considera uma eterna aprendiz, Shirley é jornalista, designer gráfico, se especializou na Pós-Graduação de Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias e tem MBA em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Atualmente está concluindo o MBA em Psicologia Positiva pela PUC e, com mergulhos profundos sobre a pandemia e a sociedade de consumo, lançou em outubro de 2021 seu primeiro livro: o Reflexões da Pandemia, uma coletânea de crônicas disponível na rede Escariz e nas prateleiras online da Amazon. ‘Mãe-labarista’, ela traz nesta entrevista sua visão humana com pitadas de futurologia. Confira abaixo!
THAIS BEZERRA - Shirley, nos conte como é perdurar uma agência por 10 anos e com a cartela de clientes estrelados da VIP.
SHIRLEY VIDAL - A VIP era um sonho. E através da oportunidade que me foi dada pelos gestores da Norcon, já iniciamos a agência com atendimento a uma conta de grande porte, que foi a Norcon Rossi, sem dúvidas, uma grande escola profissional. O insumo principal da nossa agência é a confiança. É construir conteúdo que gera relacionamentos e relacionamentos que gerem confiança. E o fruto da confiança é sempre a receita. A VIP faz o elo de relacionamento com clientes e a imprensa, bem como entre as marcas que agenciamos e seus públicos diante das redes sociais. Então perdurar uma marca de comunicação há 10 anos com vitalidade e atendimento a empresas que estão conosco há quase 10 anos também, é motivo de grande alegria e satisfação profissional.
TB - Quem a VIP atende atualmente e quais serviços têm realizado?
SV - Atendemos atualmente os setores de varejo, educação e saúde. Desde supermercados a farmácias, como as lojas da rede Cencosud em Sergipe, para as bandeiras GBarbosa, Mercantil Atacado, Farmácias GBarbosa e Instituto GBarbosa, em atendimento há mais de nove anos pela VIP. No setor educacional o grupo Tiradentes é nosso cliente, com as marcas da Faculdade São Luís de França, Unit/SE e os polos da Unit Educação à Distância - EAD. E na área de saúde temos o case do projeto de comunicação para Dr. Raul Andrade, médico cirurgião que iniciou conosco há mais de quatro anos e é uma referência nacional em tratamento para Obesidade e Cirurgia Bariátrica.
TB - E quais são os seus novos desafios profissionais?
SV - Fui recrutada pelo LinkedIn, através de uma instituição de Brasília, para assumir a liderança de um projeto pioneiro aqui no estado em uma instituição financeira. Depois de várias conversas e alinhamentos, assumi em julho um posto completamente novo no Banco do Estado de Sergipe, Banese. Desde então iniciei como Líder em Experiência e Sucesso do Cliente - Customer Success e Customer Experience - na área de Produtos Digitais e Experiência do Usuário. O desafio é atuar na transformação digital com o time de banesianos, revendo processos, atuando nos canais de atendimento, criando novas experiências e atuando diretamente para que o cliente se torne cada dia mais bem-sucedido. Um desafio ‘big’ que encaro com entusiasmo, força de vontade e junto a um time de especialistas que estão super dispostos a fazer acontecer.
TB - Com a sua expertise, como você enxerga atualmente o segmento de marketing?
SV - O mesmo conceito que atuamos de multicanalidade, omnichannel, é o mesmo tipo de habilidade que se espera de um profissional de marketing. Precisa saber de tudo um pouco e ter a vivência de implantação de projetos. É indispensável a educação continuada para se manter atualizado em um mundo cada dia mais conectado, seja por mentes pensantes, resultados imediatistas e orçamento curto. O setor de marketing já saiu faz tempo da era de classificados, temos muito trabalho educativo pela frente de quem estacionou nesta era de anúncios sem alvo. As conversas, aquelas que se tinham na porta da calçada antigamente, hoje se dá numa rua de bilhões de usuários. São pautas complexas em como tornar um produto ou serviço atraente diante de tantos estímulos convidativos e sensoriais disputando atenção. Antes de tudo isso é preciso entender de sociologia, psicologia e se colocar humildemente como um observador atento. Comunicação nunca foi sobre o que falar, anunciar, mas especialmente sobre ouvir, desenvolver uma escuta ativa e saber como aplicar aquela informação.
TB - E sobre seus escritos, há novidades de projetos literários?
SV - Escrever crônicas sempre foi uma paixão do coração. É uma missão de alma que compartilho com aqueles que sentem afinidade com meus textos. Reflexões da Pandemia é um filho lindo que vai completar um ano de lançamento em outubro. A obra está disponível nas livrarias da rede Escariz e nas estantes online do Kindle, da Amazon, e também no Livrorama. Escrever sem objetivos comerciais leva tempo. Meu primeiro livro levou dois anos para ficar pronto e estou deixando ele amadurecer no mercado editorial. Deixa ele chegar às mãos de quem precisa. São vivências e percepções minhas sobre o sentido de existir. A escrita é um canal onde compartilho meus mergulhos profundos através de leituras que vou fazendo do cotidiano. Convido a quem tiver sintonia a ler uma crônica por dia, por semana, ao seu modo, e se tiver algo que lhe tocou, me marcar ou adicionar no IG @shirley_vidal. Ficarei muito contente em te receber por lá.